EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA: A UUNDC E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DA UFC

Autores

  • Natielly de Almeida Santiago
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Resumo

O objetivo deste relato é compartilhar a experiência vivida como bolsista voluntária na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), na turma Infantil 5, composta por 14 crianças entre 5 e 6 anos, durante o primeiro semestre de 2017. Assim, tendo em vista que o ano letivo já havia iniciado e nenhum bolsista tinha sido alocado, fui encaminhada ao projeto cujo tema é Acompanhamento do Desenvolvimento e das Aprendizagens das Crianças na Educação Infantil, submetido à Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE). A UUNDC baseia suas práticas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Portanto, além desse referencial teórico, autores como Valiati (2012), Fortunati (2012) e Cruz (2014) compuseram a base teórica que contribuiu bastante durante as mediações na Unidade. Ter um contato com a Educação Infantil, importante área de atuação do pedagogo, logo no início do curso - ingressei na UUNDC no mesmo período em que iniciava o segundo semestre no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi imprescindível para conhecer as práticas pedagógicas e esclarecer inúmeras dúvidas e conceitos estigmatizados que possuía em relação a esse campo. Vivenciar na prática aquilo que é ensinado dentro das salas da Faculdade de Educação da UFC é crucial para formação do pedagogo, pois além de dar legitimidade aos estudos teóricos, fazendo com que os compreenda melhor, permite que o estudante tenha a oportunidade de saber se ele se identifica ou não com essa área de atuação. Por isso, apesar das dificuldades vividas pela falta de auxílio da Universidade, a abertura da UUNDC aos estudantes de diferentes cursos da UFC permite contribuir não só para formação do estudante de Pedagogia, mas também para a integração e troca de experiências entre alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santiago, N. de A., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA: A UUNDC E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4244. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29268

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis