EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA: A UUNDC E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DA UFC
Resumo
O objetivo deste relato é compartilhar a experiência vivida como bolsista voluntária na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), na turma Infantil 5, composta por 14 crianças entre 5 e 6 anos, durante o primeiro semestre de 2017. Assim, tendo em vista que o ano letivo já havia iniciado e nenhum bolsista tinha sido alocado, fui encaminhada ao projeto cujo tema é Acompanhamento do Desenvolvimento e das Aprendizagens das Crianças na Educação Infantil, submetido à Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE). A UUNDC baseia suas práticas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Portanto, além desse referencial teórico, autores como Valiati (2012), Fortunati (2012) e Cruz (2014) compuseram a base teórica que contribuiu bastante durante as mediações na Unidade. Ter um contato com a Educação Infantil, importante área de atuação do pedagogo, logo no início do curso - ingressei na UUNDC no mesmo período em que iniciava o segundo semestre no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi imprescindível para conhecer as práticas pedagógicas e esclarecer inúmeras dúvidas e conceitos estigmatizados que possuía em relação a esse campo. Vivenciar na prática aquilo que é ensinado dentro das salas da Faculdade de Educação da UFC é crucial para formação do pedagogo, pois além de dar legitimidade aos estudos teóricos, fazendo com que os compreenda melhor, permite que o estudante tenha a oportunidade de saber se ele se identifica ou não com essa área de atuação. Por isso, apesar das dificuldades vividas pela falta de auxílio da Universidade, a abertura da UUNDC aos estudantes de diferentes cursos da UFC permite contribuir não só para formação do estudante de Pedagogia, mas também para a integração e troca de experiências entre alunos e professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santiago, N. de A., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA: A UUNDC E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4244. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29268
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.