EXPERIÊNCIAS ORIUNDAS DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS NA ÁREA DE SOLOS
Resumo
O solo é um importante recurso natural responsável pelo desenvolvimento da Terra, permitindo o crescimento e sustentação de plantas e consequentemente produzindo alimentos, mas ele não é renovável, por isso é necessário buscar alternativas para que se possa usa-lo conciliando um manejo adequado em conjunto com práticas conservacionistas. A área de ciências do solo do curso de agronomia está inserida nesta temática, promovendo debates e pesquisa sobre o assunto. Por meio da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) concedida pela PRAE/UFC, teve como objetivo promover a inserção do aluno na área de solos, sendo possível ao discente adquirir novos conhecimentos. A metodologia constou da participação do estudante em atividades teórico-práticas estabelecidas em um levantamento de solos semidetalhado na fazenda Lavoura seca pertencente a Universidade Federal do Ceará - UFC – Quixadá/CE, realizando viagens ao local determinado para conhecer os solos da região, consequentemente participando das atividades de campo (coleta de amostras de solo) e laboratoriais (análises químicas e físicas do solo). A experiência vivenciada possibilitou tomar conhecimento das etapas realizadas em uma pesquisa e posteriormente incentivar o interesse no âmbito científico. No geral, o período de convívio na bolsa foi expresso de forma positiva. Foi possível entender a importância do uso do solo, e que pelo fato de estar no início do curso foi incentivador, pois possibilitou conhecer a importância que a área de solos pode oferecer ao aluno permitindo criar um senso crítico a respeito. Devido às atividades realizadas, foi possível estabelecer parâmetros que evidenciasse possibilidades de atuação neste campo, seja acadêmico (pesquisa e extensão) ou fora dele.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vieira de Araujo, I., & Toma, R. S. (2017). EXPERIÊNCIAS ORIUNDAS DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS NA ÁREA DE SOLOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4246. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29270
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
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