FISIOTERAPIA E MICROCEFALIA: UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO.
Resumo
O trabalho em questão foi desenvolvido inicialmente como parte do critério de aprovação para o módulo de Vivências em Fisioterapia I, o qual é um componente obrigatório da grade curricular do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e estimula o aluno a construir um “Artigo de Vida”, o qual tem o objetivo de colocar os alunos em contato com fisioterapeutas atuantes, a fim de estabelecer uma maior proximidade entre acadêmico e profissional, por meio da trajetória deste em uma determinada área da Fisioterapia. Diante disso, o presente trabalho conta a história da Dra. Amanda Veras, fisioterapeuta do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce(NUTEP), dentro da sua área de atuação, a pediatria, tendo como enfoque a atuação da Fisioterapia em crianças com Microcefalia. Como base para a construção do Artigo de Vida, foi utilizado um questionário de dez perguntas previamente estabelecidas, as quais foram respondidas por meio eletrônico e depois confrontadas com outros achados da literatura. O enfoque da redação desse trabalho foram aspectos relacionados não apenas ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança acometida pela Microcefalia, mas também questões como a importância da interdisciplinaridade,do empoderamento familiar, por meio da participação ativa desse segmento social no tratamento da criança, e da tecnologia assistiva, ambos com o fito de proporcionar uma maior qualidade de vida ao paciente e de oferecer a maior autonomia possível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pitombeira, M. H. da S., Rodrigues, D. M., Dantas da Silva, C. B., Araújo, A. H., Lima, W. S., & Pinheiro, F. E. de S. (2017). FISIOTERAPIA E MICROCEFALIA: UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4250. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29274
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.