INTERCÂMBIO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Resumo:Este estudo tem como objetivo descrever a experiência discente ao fazer parte de um programa de mobilidade acadêmica durante a graduação em Enfermagem pelo Programa Ciências Sem Fronteiras. Metodologia:Trata-se de um relato de experiência da graduação sanduíche na Irlanda, especificamente no Instituto de Tecnologia de Athlone, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. O intercâmbio teve financiamento da CAPES e ocorreu no período de maio de 2015 a maio de 2016. Resultados:Durante o intercâmbio foram desenvolvidas atividades de pesquisa voltadas as áreas de Oncologia e Deficiência Auditiva/Surdez; cursadas disciplinas como Oncology & Haematology, Renal, Endocrine & Biliary Disorders e Research Appreciation; curso de inglês disponibilizado pela própria instituição. Além disso, a própria instituição parceira fomentava a interação e integração com estudantes de outras nacionalidades, sejam advindos de programas de mobilidade e/ou mesmo estudantes daquele país. Considerações Finais:Essa experiência reforça a importância da formação dos acadêmicos não somente baseada no saber teórico e metodológico, basseado no modelo de ensino tradicional, mas também a necessidade de buscar em outras realidades saberes e experiências que agregarão na vida acadêmica e profissional, rompendo a barreira territorial e até mesmo linguística. Além da contribuição acadêmica e profissional, há também a contribuição pessoal, com a quebra de preconceitos e crescimento do indivíduo como ser multicultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Leitao Lima, K. A., Rodrigues Bernardo, E. B., & Damasceno, A. K. de C. (2017). INTERCÂMBIO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4257. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29281
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.