MEMÓRIA DE LUTAS E TINTAS: DIVERGÊNCIAS SOBRE O MOVIMENTO DE CANUDOS
Resumo
O presente trabalho surgiu a partir da experiência obtida em uma comunicação de pesquisa proposto na disciplina de Lugares de Memória e Ensino de História, ofertada para o terceiro semestre do curso de Licenciatura em História, e tem por objetivo repensar o processo de rememoração do movimento de Canudos a partir da construção de discursos presentes na exposição composta por obras de Descartes Gadelha, situada no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC – a fim de se pensar o museu como uma potencialidade educativa,trabalhar-se-á a exposição sobre Canudos não somente como um objeto de representação da memória, mas também como instrumento pedagógico que possibilita a problemática e o pensamento crítico sobre o tema, uma vez que a instituição museológica pode apresentar-se como um campo de disputas em torno do que se pretende lembrar ou esquecer. A pesquisa se deu através de visitas à exposição, que se constituíram em análises não somente historiográficas, mas também estruturais; além disso, fora utilizado um levantamento bibliográfico, em que foi trabalhado autores como Michael Pollack e Durval Muniz a fim de se pensar a relação entre história e memória, além de análises de obras que permitiram uma elucidação sobre propostas contemporâneas de revisões historiográficas acerca do tema, e também possibilitou atrelar problemáticas semelhantes da atualidade com esse contexto histórico. O museu, finalmente, apresenta sua funcionalidade pedagógica, além da memorialística e histórica, possibilitando assim as instrumentações e práticas de ensino de um professor, em especial um de História, que poderá tornar mais complexa a aula sobre determinado tema com a problemática trazida por uma exposição, que tem como base um assunto que se liga ao abordado pelo professor. Sendo assim, ao aluno é apresentando uma nova forma de se inserir na problemática, localizar seu lugar nessa via de comunicação entre museu e sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares Pereira, M. V., Silva Pereira, F. M., & Fonteles Duarte, A. R. (2017). MEMÓRIA DE LUTAS E TINTAS: DIVERGÊNCIAS SOBRE O MOVIMENTO DE CANUDOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4261. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29285
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.