MUSICANDO O PARQUE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho discute experiências desenvolvidas com uma criança que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno de desenvolvimento que se notabiliza pela dificuldade de interação social, por déficits de linguagem, comportamentos estereotipados e repetitivos. Parte-se da concepção de que a inclusão pauta-se na perspectiva de garantir que o sujeito tenha assegurado um espaço favorável ao desenvolvimento de suas capacidades e possibilidades. Assim, este trabalho tem por objetivo relatar a utilização de estratégias lúdicas que respeitem os direitos e interesses das crianças no processo de inclusão de alunos com dificuldades de interação social. O locus da pesquisa foi uma turma de Infantil 4 da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). O percurso metodológico deste trabalho teve como esteio o paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, o registro escrito e fotográfico da criança nas diversas atividades propostas. A criança em questão mostrava-se resistente às atividades coletivas e tendia a escolher ambientes mais calmos, onde pudesse se isolar do convívio com os pares. A partir da observação de seu interesse por músicas e movimentos luminosos, pensou-se na possibilidade de utilizar uma caixa de som portátil no parque, a fim de que esse ambiente se tornasse mais atraente para ela. O resultado foi satisfatório, e a criança passou a ter mais interesse pelas atividades lúdicas realizadas no parque, de modo a ampliar suas experiências e interações com os colegas. Além dessa estratégia, outros procedimentos e recursos foram utilizados para favorecer a integração dessa criança nas atividades da turma, o que reforça a necessidade de estratégias diferenciadas, que contemplem a singularidade e as necessidades de crianças com autismo para sua integração no ambiente escolar, seu desenvolvimento e aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pimentel Rocha Neto, J. H., & Auricelia da Silva, M. (2017). MUSICANDO O PARQUE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4267. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29291
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.