MUSICANDO O PARQUE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jose Haroldo Pimentel Rocha Neto
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

Este trabalho discute experiências desenvolvidas com uma criança que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno de desenvolvimento que se notabiliza pela dificuldade de interação social, por déficits de linguagem, comportamentos estereotipados e repetitivos. Parte-se da concepção de que a inclusão pauta-se na perspectiva de garantir que o sujeito tenha assegurado um espaço favorável ao desenvolvimento de suas capacidades e possibilidades. Assim, este trabalho tem por objetivo relatar a utilização de estratégias lúdicas que respeitem os direitos e interesses das crianças no processo de inclusão de alunos com dificuldades de interação social. O locus da pesquisa foi uma turma de Infantil 4 da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC). O percurso metodológico deste trabalho teve como esteio o paradigma interpretativo e a abordagem qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, o registro escrito e fotográfico da criança nas diversas atividades propostas. A criança em questão mostrava-se resistente às atividades coletivas e tendia a escolher ambientes mais calmos, onde pudesse se isolar do convívio com os pares. A partir da observação de seu interesse por músicas e movimentos luminosos, pensou-se na possibilidade de utilizar uma caixa de som portátil no parque, a fim de que esse ambiente se tornasse mais atraente para ela. O resultado foi satisfatório, e a criança passou a ter mais interesse pelas atividades lúdicas realizadas no parque, de modo a ampliar suas experiências e interações com os colegas. Além dessa estratégia, outros procedimentos e recursos foram utilizados para favorecer a integração dessa criança nas atividades da turma, o que reforça a necessidade de estratégias diferenciadas, que contemplem a singularidade e as necessidades de crianças com autismo para sua integração no ambiente escolar, seu desenvolvimento e aprendizagem.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pimentel Rocha Neto, J. H., & Auricelia da Silva, M. (2017). MUSICANDO O PARQUE: ESTRATÉGIAS LÚDICAS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4267. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29291

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis