NÍVEL DE ESTRESSE PRÉ-COMPETITIVO EM ATLETAS DA EQUIPE DE FUTSAL FEMININO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A relação do esporte competitivo com o estresse tem sido tema de diversos estudos, que apontam a importância de se conhecer e compreender comportamentos que podem afetar o desempenho do atleta, pois quando o mesmo experimenta elevado nível de estresse poderá haver um prejuízo em suas funções físicas e psicológicas. Quanto ao futsal feminino, por ser uma modalidade que está em ascensão, essa prática pode se tornar uma fonte geradora de estresse para as atletas, quando ocorre um desequilíbrio entre a exigência de um desempenho satisfatório e a capacidade das atletas de atenderem à essa demanda requerida .Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo identificar o nível de estresse pré-competitivo em atletas da equipe de futsal feminino da Universidade Federal do Ceará.A amostra foi composta por 12 atletas, que responderam a um instrumento denominado LSSPCI – Lista de Sintomas de Estresse Pré-Competitivo (DE ROSE JR, 1998), utilizando-se uma escala tipo Likert de cinco pontos com uma escala total de 155 pontos. Tratando-se de uma pesquisa descritiva, utilizou-se para tratamento estatístico, a média, para identificar os principais sintomas e o nível de estresse.A média de estresse apresentada foi de 2,84, na qual os principais sintomas de estresse encontrados, foram: “Tenho medo de cometer erros na competição’’(4,00); “Fico nervosa’’(3,50); “Fico preocupada com o resultado da competição’’(3,58); “Sinto-me mais responsável’’(3,58) e “Tenho medo de competir mal’’(3,50), relacionados principalmente com a grande responsabilidade imposta às atletas pela conquista da vitória.Com base nos resultados com a escala de estresse, pode-se concluir que as atletas têm seus comportamentos alterados significativamente durante a prática esportiva do futsal, cabendo a intervenção dos profissionais da área para que as atletas lidem melhor com esses sintomas de estresse.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Schardong, A. M., Sales de Lima, M., Pereira, E., Assumpção, V., Silveira, C., & Lins de Souza, W. (2017). NÍVEL DE ESTRESSE PRÉ-COMPETITIVO EM ATLETAS DA EQUIPE DE FUTSAL FEMININO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4272. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29296
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.