O TRABALHO E A ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UFC

Autores

  • Victoria Silvestre da Silva
  • Juliana Silva de Carvalho
  • Vanessa de Lima Marques Santiago

Resumo

A parceria entre a Defensoria Pública do Ceará e a Universidade Federal do Ceará para atuação conjunta dentro do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) começou a funcionar no início do ano de 2012; e desde essa data vem gerando frutos grandiosos. Sendo a Defensoria uma instituição estabelecida constitucionalmente, pode-se dizer que um dos seus principais objetivos é a garantia ao acesso à justiça, gratuita aos hipossuficientes financeiramente, figurando aqui aqueles que não podem arcar com as custas processuais. Para um órgão que trata de ações processuais, resoluções de conflitos, realização de audiências de mediação e conciliação, é imprescindível o estabelecimento de tamanha organização e divisão de funções, até mesmo de certa burocracia. O Núcleo conta com o apoio de professores, alunos, servidores e bolsistas; todos desenvolvendo atividades de extrema importância. Como bolsista Programa Institucional de Bolsas de Administração (PIBAD), vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PRADM), a função é de apoio à Defensoria dentro do NPJ, trabalhando em contato direto com o Defensor Público, na resolução de casos de extrema urgência, sendo estes, em sua maioria, as ações mais antigas iniciadas no Núcleo. Essa experiência única para nossa vida acadêmica merece explanação e divulgação; bem como se faz necessário abrir espaço para agradecimentos a todos aqueles envolvidos, que trabalham com afinco e geram oportunidades como essas a alunos graduandos na UFC.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silvestre da Silva, V., Silva de Carvalho, J., & Santiago, V. de L. M. (2017). O TRABALHO E A ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO À DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4281. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29305

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis