OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O Desporto Universitário visa representar esportivamente a Universidade Federal do Ceará (UFC) em certames de cunho acadêmico, em decorrência de já haver excelentes resultados perante o cenário desportivo universitário nacional, onde angariou em 2014 o principal título da modalidade, Vôlei Masculino, onde sagrou-se campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). Entre outros títulos importantes como torneios disputados na capital cearense e em outros estados, acredita-se que os resultados se vem de vários fatores importantes, intrínsecos e extrínsecos, podendo se atribuir a modernização do Centro Esportivo Universitário (CEU) localizado no campus do Benfica e ao programa criado em 2011 que desde então é desenvolvido anualmente. Tal programa, a Bolsa de Rendimento Esportivo, auxilia no custeio de viagens e participação dos principais torneios regionais, como os Jogos Universitários Cearense (JUCS) e a Liga de Desporto Universitário (LDU). O presente trabalho possui como objetivo analisar os fatores motivacionais para o treinamento e prática de voleibol dos atletas da Universidade Federal do Ceará. Foi empregada uma metodologia quantitativa com abordagem transversal, para tal, foi adaptado o questionário estruturado proposto por Gaya (1998) para inferir os fatores motivacionais em praticantes de vôlei. Para análise de dados foi usado o Excel 2013. A amostra foi atletas do sexo masculino e feminino que treinam regularmente. Para tanto, como critério de inclusão, era necessário que o público estivesse frequentando os treinos por um período mínimo de dois meses. Os resultados finais da pesquisa serão apresentados durante a exposição do trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mesquita Brandao, F. Y., Gondim Silva, R. A., & Lins de Souza, W. (2017). OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE VOLEIBOL EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4287. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29311
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.