PANIFICAÇÃO ARTESANAL : UM RELATO DE EXPERIENCIA DA PRODUÇÃO DE CIABATTA.
Resumo
Este relato descreve e analisa os resultados das aulas práticas da disciplina de panificação realizadas pelos alunos de Gastronomia do quinto semestre da Universidade Federal do Ceará. No decorrer da disciplina os alunos executaram diversas fichas técnicas, a formulação da Ciabatta Artesanal foi escolhida para que se pudesse comparar sua produção com os diferentes métodos de batimento propostos por Sebess (2013), sendo eles: Mistura e sova longa, Mistura e sova melhorada, Mistura e sova intensiva e Mistura e sova por Autólise. A partir dessas preparações foram analisadas as mudanças que esses métodos causaram na maleabilidade da massa, e consequentemente, nas características sensoriais do produto final. Para tanto, os alunos construíram um grupo focal para comparar os diferentes resultados obtidos por meio de avaliações sensoriais de textura, cor, sabor e aroma. Este trabalho permitiu que os alunos investigassem os fenômenos teóricos a partir da reflexão dos resultados obtidos na prática, contribuindo assim para a formação dos estudantes e o estudo da Gastronomia como ciência. Ao final das discussões foi observado que na produção de pães de método artesanal existem diversas variáveis durante a produção que mudam consideravelmente as características reológicas da massa, principalmente elasticidade e extensibilidade, sendo necessário estudos mais aprofundados sobre esses métodos para um maior entendimento de como melhorar as qualidades dos produtos da panificação, especialmente em ambientes artesanais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, E. T., Sugizaki, B. C., Barbosa, I. das N., & Carneiro, A. P. de G. (2017). PANIFICAÇÃO ARTESANAL : UM RELATO DE EXPERIENCIA DA PRODUÇÃO DE CIABATTA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4289. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29313
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.