PROPOSTA DE MELHOR UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE DA SALA DE AULA E O CONCEITO DE PARTICIPAR À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Resumo
Tendo em vista que a sala de aula é um local onde os alunos obtêm a maior parte do aprendizado, este estudo propõe uma estratégia para a resolução do problema de subutilização do espaço da sala de aula, aqui caracterizado pelo emprego de aulas puramente expositivas e pela alta emissão de comportamentos não pertinentes à participação em sala de aula, como fazer uso do celular ou de conversas paralelas não relacionadas à temática da aula. Dito isso, esperar-se-á, com a intervenção, estimular uma participação mais ativa dos alunos encontrando práticas que permitam uma boa estratégia de ensino e altos níveis de aprendizagem, garantindo ao professor uma competência dialógica, a qual permite um ambiente propício para o envolvimento no processo de aprendizagem criando condições para o aluno se posicionar de maneira crítica e autônoma frente ao conhecimento. Dessa forma, utilizar-se-á os conceitos de macrocontingência e metacontingência para estruturar a análise deste trabalho, que objetiva enquadrar as dinâmicas de aula expositiva e dialógica nos respectivos esquemas teóricos. Elucidar-se-á, por que um modelo de macrocontingência em contexto de sala de aula é pouco eficaz em contrapartida ao de metacontingência. O primeiro modelo configura a emissão de vários comportamentos individuais, que não dependem um do outro para acontecer, mas que resultam em um agregado final, que é a maioria dos alunos não interagir de forma adequada com o professor e a aula se tornar unicamente expositiva. Em contrapartida, a aula dialógica se encaixa no modelo de metacontingência, por gerar um entrelaçamento no comportamento dos alunos e do professor. Dessa forma, ocorre um aumento dos comportamentos pertinentes à participação em sala de aula, diminuição dos não-pertinentes, aula dialógica, maior probabilidade de aprendizagem e de emissão de outros comportamentos que contribuem para a o processo de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Borges, L. S., Goes, D. V., & Coelho Barbosa, J. I. (2017). PROPOSTA DE MELHOR UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE DA SALA DE AULA E O CONCEITO DE PARTICIPAR À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4293. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29317
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.