PROPOSTA DE MELHOR UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE DA SALA DE AULA E O CONCEITO DE PARTICIPAR À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Lizandra Saraiva Borges
  • Denise Viana Goes
  • Joao Ilo Coelho Barbosa

Resumo

Tendo em vista que a sala de aula é um local onde os alunos obtêm a maior parte do aprendizado, este estudo propõe uma estratégia para a resolução do problema de subutilização do espaço da sala de aula, aqui caracterizado pelo emprego de aulas puramente expositivas e pela alta emissão de comportamentos não pertinentes à participação em sala de aula, como fazer uso do celular ou de conversas paralelas não relacionadas à temática da aula. Dito isso, esperar-se-á, com a intervenção, estimular uma participação mais ativa dos alunos encontrando práticas que permitam uma boa estratégia de ensino e altos níveis de aprendizagem, garantindo ao professor uma competência dialógica, a qual permite um ambiente propício para o envolvimento no processo de aprendizagem criando condições para o aluno se posicionar de maneira crítica e autônoma frente ao conhecimento. Dessa forma, utilizar-se-á os conceitos de macrocontingência e metacontingência para estruturar a análise deste trabalho, que objetiva enquadrar as dinâmicas de aula expositiva e dialógica nos respectivos esquemas teóricos. Elucidar-se-á, por que um modelo de macrocontingência em contexto de sala de aula é pouco eficaz em contrapartida ao de metacontingência. O primeiro modelo configura a emissão de vários comportamentos individuais, que não dependem um do outro para acontecer, mas que resultam em um agregado final, que é a maioria dos alunos não interagir de forma adequada com o professor e a aula se tornar unicamente expositiva. Em contrapartida, a aula dialógica se encaixa no modelo de metacontingência, por gerar um entrelaçamento no comportamento dos alunos e do professor. Dessa forma, ocorre um aumento dos comportamentos pertinentes à participação em sala de aula, diminuição dos não-pertinentes, aula dialógica, maior probabilidade de aprendizagem e de emissão de outros comportamentos que contribuem para a o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Borges, L. S., Goes, D. V., & Coelho Barbosa, J. I. (2017). PROPOSTA DE MELHOR UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE DA SALA DE AULA E O CONCEITO DE PARTICIPAR À LUZ DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4293. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29317

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis