UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICA

Autores

  • Lucio Mauro Nunes da Silva
  • Juliana Oliveira Bezerra do Nascimento
  • Joao Jose Hiluy Filho

Resumo

O presente trabalho consiste de uma nova abordagem da metodologia de ensino que se faz necessária para o ensino de engenharia, isso porque o conceito do professor como único transmissor e detentor absoluto do conhecimento está superado. Isso vem ocorrendo porque o acesso à informação está cada vez mais democrático e esse passa a atuar como um facilitador do processo de aprendizagem. Assim, os professores são chamados a motivar, direcionar e dialogar, fundamentados em teorias pedagógicas inovadoras. Dessa forma, as estratégias didáticas surgem como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, participativo e atrativo. A aplicação do método PBL (Problem Based Learning) em um estudo comparativo entre os cursos de engenharia da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, que utiliza o método PBL desde 1974, e os cursos da Universidade Tecnológica da Dinamarca, que usam o método tradicional, mostrou que os formandos da Universidade Aalborg eram melhores em habilidades de trabalho em equipe, comunicação e condução de projetos. Além disso, as taxas de evasão em Aalborg variavam entre 20-25% enquanto na DTU eram de 40%. No que se refere à aplicação do método de PI, experiências como a do Curso de Engenharia Química, da Universidade Federal do Ceará indicam que essa metodologia tornar o ensino mais dinâmico, diversificado e contextualizado. Já o método da sala de aula invertida permite que as lacunas na compreensão do conteúdo se tornem mais visíveis, devido à constante interação e orientação dos professores com os alunos, além de diminuírem os índices de reprovação, como indicado em estudo realizado por Trevelin; onde a média de reprovação foi de 28% para as turmas não submetidas ao método frente aos 11% das turmas submetidas. Outra ferramenta didática importante é o sistema de EaD (Educação a distância) flexibilizando o ensino, incentivando à autoaprendizagem, interatividade e um ritmo de estudo personalizado.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Nunes da Silva, L. M., Bezerra do Nascimento, J. O., & Hiluy Filho, J. J. (2017). UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4308. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29332

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis