UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICA
Resumo
O presente trabalho consiste de uma nova abordagem da metodologia de ensino que se faz necessária para o ensino de engenharia, isso porque o conceito do professor como único transmissor e detentor absoluto do conhecimento está superado. Isso vem ocorrendo porque o acesso à informação está cada vez mais democrático e esse passa a atuar como um facilitador do processo de aprendizagem. Assim, os professores são chamados a motivar, direcionar e dialogar, fundamentados em teorias pedagógicas inovadoras. Dessa forma, as estratégias didáticas surgem como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, participativo e atrativo. A aplicação do método PBL (Problem Based Learning) em um estudo comparativo entre os cursos de engenharia da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, que utiliza o método PBL desde 1974, e os cursos da Universidade Tecnológica da Dinamarca, que usam o método tradicional, mostrou que os formandos da Universidade Aalborg eram melhores em habilidades de trabalho em equipe, comunicação e condução de projetos. Além disso, as taxas de evasão em Aalborg variavam entre 20-25% enquanto na DTU eram de 40%. No que se refere à aplicação do método de PI, experiências como a do Curso de Engenharia Química, da Universidade Federal do Ceará indicam que essa metodologia tornar o ensino mais dinâmico, diversificado e contextualizado. Já o método da sala de aula invertida permite que as lacunas na compreensão do conteúdo se tornem mais visíveis, devido à constante interação e orientação dos professores com os alunos, além de diminuírem os índices de reprovação, como indicado em estudo realizado por Trevelin; onde a média de reprovação foi de 28% para as turmas não submetidas ao método frente aos 11% das turmas submetidas. Outra ferramenta didática importante é o sistema de EaD (Educação a distância) flexibilizando o ensino, incentivando à autoaprendizagem, interatividade e um ritmo de estudo personalizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nunes da Silva, L. M., Bezerra do Nascimento, J. O., & Hiluy Filho, J. J. (2017). UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4308. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29332
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.