VISÃO DISCENTE ACERCA DAS PRÁTICAS SIMULADAS NO ENSINO EM ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: As práticas simuladas permitem que o aluno desenvolva um pensamento crítico, contribuindo para uma maior aprendizagem. Objetivo: Relatar, segundo a visão de um grupo de acadêmicas de enfermagem, a experiência de prática simulada realizada em um laboratório em enfermagem. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, realizado a partir de simulações realísticas vividas por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), na disciplina Laboratório de Enfermagem durante o semestre 2017.1. Resultados: Foram realizadas por professores, durante a disciplina acima citada, duas simulações no laboratório de prática de habilidades com alunos do quarto semestre de enfermagem, onde os acadêmicos tiveram uma hora para lidar com determinadas situações práticas que envolviam procedimentos básicos de Enfermagem. Nos dois momentos, dois manequins representaram pacientes internados; ambos tinham prescrições acerca dos procedimentos que deveriam ser realizados pelos alunos. O grau de dificuldade de cada estação foi compatível com o conteúdo teórico-prático estudado em sala de aula. A primeira situação mostrou- se de menor complexidade, já a segunda exigiu tomada de atitude mais rápida, conhecimento mais específico e uma maior destreza manual. Considerações finais: Conclui-se que a simulação é de extrema importância para os acadêmicos de enfermagem, pois contribui com o desenvolvimento das habilidades práticas necessárias para o futuro profissional dos alunos, bem como favorece pensar criticamente sobre tomadas de decisão e suas conseqüências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barros, T. F., Teles de Oliveira, D., Rodrigues, V. C. da C., Freitas da Silva, G. R., & Beserra, E. P. (2017). VISÃO DISCENTE ACERCA DAS PRÁTICAS SIMULADAS NO ENSINO EM ENFERMAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4309. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29333
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.