VISÕES DA CIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE DE EXCURSÃO REALIZADA PELA CASA DE CULTURA ITALIANA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada no projeto “Visões da cidade: um percurso estrangeiro por Fortaleza”, uma atividade realizada pela Casa de Cultura Italiana. Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2016 e passou por sua segunda edição em 2017. Os alunos da Casa de Cultura Italiana percorreram a cidade, passando por pontos turísticos pré-definidos. O destino estabelecido em 2017 foi o Centro de Fortaleza, quando os alunos, responsáveis por apresentar pontos turísticos específicos durante o trajeto, fizeram suas explicações usando a língua italiana. Antes da excursão, direcionamos os alunos quanto ao que deveriam pesquisar e sobre o que falariam. Em seguida, os alunos fizeram uma tradução para o italiano dos textos que apresentariam, e nós os corrigimos. Para além da excursão, os estudantes tiveram a oportunidade de praticar a língua italiana em vários aspectos e aprender mais sobre a própria cidade. O projeto foi vivenciado em múltiplas fases: como momento de descontração, de imersão na língua italiana, de pesquisa, e de avaliação da oralidade dos alunos. Ao final da atividade aprendemos que existem outras formas de avaliar o aluno, que vão além das provas em sala de aula; que é possível deixar o ambiente de ensino mais dinâmico e ultrapassar os muros da Casa de Cultura Italiana, ampliar os conhecimentos e mostrar o quanto os alunos estão preparados para falar italiano com espontaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Medeiros, S. P., Araújo, A. C. do N., & Oliveira Soares, A. M. (2017). VISÕES DA CIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE DE EXCURSÃO REALIZADA PELA CASA DE CULTURA ITALIANA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4310. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29334
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.