A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONCEITO NA PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Laresca Catrine do Nascimento De Oliveira
  • Vanda Magalhaes Leitao

Resumo

Este trabalho objetiva averiguar a importância do autoconceito como fator favorável à permanência do aluno com deficiência sensorial na Universidade Federal do Ceará (UFC). O autoconceito, segundo Serra (1988, p.101), “pode ser definido como a percepção que o indivíduo tem de si próprio e o conceito que, devido a isso, forma de si.” Ainda segundo esse autor, a construção do autoconceito possui quatro tipos de influências: a primeira, também citada por Shrauger e Shoeneman (1979), é a forma como as pessoas percebem o sujeito, ou seja o indivíduo pode se observar da forma como é considerado pelos outros. Outra variável citada por Serra, refere-se ao desempenho do sujeito em determinadas situações, em que o indivíduo avalia se foi bem ou mal, julgando-se competente ou incompetente. Já a terceira “corresponde ao confronto da conduta da pessoa com a dos pares sociais com quem se encontra identificada.” (SERRA, 1988, p.101). A última influência está relacionada com o julgamento de certos comportamentos por grupos específicos. Cerqueira et al. (2004) afirma que a motivação se forma a partir da ação do homem sobre o mundo, compondo-se da relação entre esses dois, sendo importante para que o ser humano atinja seus objetivos e um grau de satisfação. Assim, existem na universidade vários fatores que podem influir diretamente no desempenho do aluno, bem como no seu autoconceito, impactando também na sua motivação. Para os alunos com deficiência, além dos aspectos ambientais relacionados à falta de acessibilidade espacial, há ainda as barreiras relativas à acessibilidade atitudinal. Este estudo será de cunho descritivo, que utilizará como método de abordagem o hipotético-dedutivo, e como procedimento técnico o levantamento de dados, através de entrevista com alunos da UFC, que apresentam deficiência sensorial e estão cursando o primeiro ou segundo semestre de graduação. O trabalho está em andamento e, no momento, situa-se no processo de levantamento bibliográfico.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

De Oliveira, L. C. do N., & Leitao, V. M. (2017). A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONCEITO NA PERMANÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4320. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29344

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação