A RELEVÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO NA PROPOSIÇÃO DE GRUPO DE ESTUDO

Autores

  • Abraao de Matos Feitoza
  • Lucas Ramos Pereira
  • Jackson Rodrigues de Sousa

Resumo

O projeto “Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química” propõe aos graduandos um espaço voltado para a formação de grupo de estudos, com o intuito de propiciar maior convivência e difundir o conhecimento químico especifico entre os participantes, tendo como ferramenta principal a interação social junto ao ambiente universitário. Baseado nisso e sabendo-se que o último semestre é o mais crucial para os graduandos, pois as incertezas advindas da inserção no mercado de trabalho ou do prosseguimento na vida acadêmica são percebidas notoriamente, formou-se um pequeno grupo de estudo, composto por cinco alunos do último semestre da graduação, que tinham como objetivo uma vaga nos cursos de mestrado Stricto Sensu ofertados por universidades de todo o Brasil. Com reuniões diárias de aproximadamente seis horas, o grupo manteve-se coeso no período de fevereiro à julho de 2017. Para análise do funcionamento e eficiência deste grupo foi elaborado um formulário denominado ‘Vivência em Grupo” e disponibilizado via e-mail aos participantes. Adicionalmente, os encontros foram registrados fotograficamente. Observou-se que a interação entre os participantes, decorrente do tempo de graduação, proporcionaram o maior estímulo nos encontros, onde a descontração e afeição foram peças fundamentais, levando a aprovação de 80% dos participantes em diferentes instituições federais. Diante desse quadro, conclui-se que o uso de grupos fortalece os laços e promove melhoria no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Feitoza, A. de M., Pereira, L. R., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). A RELEVÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO NA PROPOSIÇÃO DE GRUPO DE ESTUDO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4329. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29353

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação