A RELEVÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO NA PROPOSIÇÃO DE GRUPO DE ESTUDO
Resumo
O projeto “Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química” propõe aos graduandos um espaço voltado para a formação de grupo de estudos, com o intuito de propiciar maior convivência e difundir o conhecimento químico especifico entre os participantes, tendo como ferramenta principal a interação social junto ao ambiente universitário. Baseado nisso e sabendo-se que o último semestre é o mais crucial para os graduandos, pois as incertezas advindas da inserção no mercado de trabalho ou do prosseguimento na vida acadêmica são percebidas notoriamente, formou-se um pequeno grupo de estudo, composto por cinco alunos do último semestre da graduação, que tinham como objetivo uma vaga nos cursos de mestrado Stricto Sensu ofertados por universidades de todo o Brasil. Com reuniões diárias de aproximadamente seis horas, o grupo manteve-se coeso no período de fevereiro à julho de 2017. Para análise do funcionamento e eficiência deste grupo foi elaborado um formulário denominado ‘Vivência em Grupo” e disponibilizado via e-mail aos participantes. Adicionalmente, os encontros foram registrados fotograficamente. Observou-se que a interação entre os participantes, decorrente do tempo de graduação, proporcionaram o maior estímulo nos encontros, onde a descontração e afeição foram peças fundamentais, levando a aprovação de 80% dos participantes em diferentes instituições federais. Diante desse quadro, conclui-se que o uso de grupos fortalece os laços e promove melhoria no processo de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Feitoza, A. de M., Pereira, L. R., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). A RELEVÂNCIA DO ESPAÇO FÍSICO NA PROPOSIÇÃO DE GRUPO DE ESTUDO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4329. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29353
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.