ACOLHIMENTO, ESCUTA E QUALIFICAÇÃO: CRIANDO UMA REDE AO CALOURO
Resumo
Historicamente, acredita-se que o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) tenha um baixo índice de evasão, talvez por conta do nível socioeconômico dos estudantes. Nos últimos anos, porém, mudanças na forma de ingresso e no perfil dos alunos selecionados, com o SiSU e a Lei de Cotas, podem ter mudado essa situação. O projeto Conexão para Estímulo Continuado e Tutoria Acadêmica ao Calouro: CONECTA Calouro foi criado em 2017 com o objetivo de investigar a evasão na Faculdade de Medicina (FAMED) e promover a criação de uma rede de apoio aos recém-ingressos, para que se possa identificar e, se possível, sanar dificuldades que estes apresentem na adaptação à vida universitária. Diversas atividades foram desenvolvidas, entre elas: (1) participação na Semana de Recepção de Calouros, em parceria com o Centro Acadêmico XII de Maio, em um espaço em que os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o curso e falar sobre seus anseios; (2) aplicação do questionário “Eu, Estudante de Medicina”, com a finalidade de traçar o perfil socioeconômico dos recém-ingressos; (3) abertura de canal de comunicação com os alunos, por meio de e-mail e Facebook, com intuito de acolher dificuldades que repercutam na permanência no curso; (4) mapeamento e divulgação dos recursos disponíveis na UFC para assistência estudantil, dialogando com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, com a Direção da FAMED e com o Centro de Atenção ao Estudante e de Pesquisa do Estresse (CAEPES); (5) contato com a Pró-reitoria de Graduação para acesso aos dados de matrícula dos estudantes a fim de investigar a evasão no curso. Neste primeiro ano, vivenciamos uma experiência satisfatória, tendo iniciado ações que devem ser continuadas nos próximos meses. É preciso que se faça uma análise minuciosa dos motivos que levam alunos a evadir. Torna-se necessário, portanto, um processo continuado, a fim de se estabelecer uma base sólida de apoio aos alunos, tecnicamente estruturada e cientificamente analisada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Colares, M. P., & Maranhao, R. R. (2017). ACOLHIMENTO, ESCUTA E QUALIFICAÇÃO: CRIANDO UMA REDE AO CALOURO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4333. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29357
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.