ACOMPANHAMENTO E SUPORTE TEÓRICO DAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA MINISTRADAS AO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Resumo
O emprego de estratégias para diminuir a evasão dos estudantes de graduação é prioridade nas universidades brasileiras, uma vez que a evasão pode ser considerada um indicativo de falha no processo de ensino, além de um atestado da ineficácia do serviço prestado. O apoio e o acompanhamento ao estudante, através do programa de bolsa de Monitoria de Iniciação a Docência, é uma das estratégias empregadas pelas universidades para esse fim. Assim, o projeto de acompanhamento e suporte teórico nas aulas de Química Orgânica tem por objetivo minimizar as reprovações na disciplina e, consequentemente, as evasões dos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFC. No semestre de 2017.1, os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina CE0856-Química Orgânica Prática (terças-feiras, 18:30-22:30h), ministradas pelo Professor Dr. Jair Mafezoli e contendo 10 alunos matriculados. Foram realizadas atividades de acompanhamento das aulas, “tira-dúvidas” e elaboração de listas de exercícios como formas de apoio aos discentes da disciplina. Além disso, após quatro aulas ministradas pelo professor, a turma foi dividida em duplas e cada dupla de alunos ministrou uma aula prática, com o auxílio do professor e do monitor da disciplina. Cada apresentação realizada pela equipe foi avaliada pelo professor e pelos demais colegas da turma empregando-se três critérios: conhecimento sobre o assunto abordado, didática e participação na aula ministrada. Tais critérios estabelecidos para avaliação das apresentações foram discutidos pelo professor e monitor para se chegar a um método de avaliação justo e completo. Através desta metodologia, todos os alunos tiveram aprovação por média na disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins, T. de G., & De Oliveira, M. da C. F. (2017). ACOMPANHAMENTO E SUPORTE TEÓRICO DAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA MINISTRADAS AO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4335. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29359
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.