AJUDANDO A DIMINUIR A EVASÃO ESTUDANTIL DE RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE ZOOTECNIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE MANEJO

Autores

  • Caio Julio Lima Herbster
  • Judite Antunes Cipriano
  • Dhones Rodrigues de Andrade
  • Jardeson de Souza Pinheiro
  • Saulo Carneiro Cardoso
  • Ana Claudia Nascimento Campos

Resumo

Os alunos recém-ingressos no curso de Zootecnia têm mudado de perfil. Antes a grande maioria era advinda principalmente do meio rural, mas agora a maior parte dos estudantes que manifestam interesse pelo curso são essencialmente urbanos, tendo pouco ou nenhum contato com o campo, o que acaba dificultando a sua adaptação a área em que estão inseridos levando a uma desistência precoce. Buscando meios para reverter esse quadro de evasão, foi desenvolvido o projeto no Laboratório de Estudos em Reprodução Animal LERA/DZ/UFC que consiste em um sistema de práticas que envolviam manejo alimentar, reprodutivo, mensuração biométrica de ovinos, coletas de sêmen e sangue e análises laboratoriais voltadas a avaliação do perfil sanguíneo e também a reprodução animal. As práticas foram realizadas quinzenalmente no laboratório e no aprisco sendo que no final de cada prática eram distribuídos questionários a fim de avaliar as práticas, o desempenho do monitor e também destinar um espaço para as sugestões dos estudantes que participaram. Segue a lista de perguntas: (i) “Você considera que as práticas realizadas foram válidas na sua ambientação ao curso?”, (ii) “Você se sentiu direcionado a alguma área do curso após as práticas?” (iii) “Qual o seu nível de conhecimento sobre o assunto após as práticas? Na sua opinião monitoria atingiu os objetivos esperados?”. 86,4% dos alunos se sentiram direcionados a alguma área do curso após participarem das práticas,76,9% consideram as práticas válidas para a ambientação e 80% afirmaram que a monitoria atingiu seu objetivo. Diante disso a realização do projeto foi importante tanto na adaptação como no direcionamento dos estudantes ao curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima Herbster, C. J., Cipriano, J. A., Rodrigues de Andrade, D., Pinheiro, J. de S., Cardoso, S. C., & Nascimento Campos, A. C. (2017). AJUDANDO A DIMINUIR A EVASÃO ESTUDANTIL DE RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE ZOOTECNIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE MANEJO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4338. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29362

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação