AMBIENTANDO INGRESSANTES ATRAVÉS DO ENSINO E DA PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA
Resumo
É possível identificar através de informações midiáticas que os cursos de engenharia de modo geral possuem elevada taxa de desistência nos primeiros anos. A revista Guia do Estudante explicita que mais da metade dos estudantes de Engenharia abandonam o curso com base em uma análise de dados do Ministério da Educação. Neste contexto, o presente projeto vem contribuir para superação dessa realidade através da melhoria da ambiência, permanência e desempenho acadêmico dos alunos ingressantes no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará, através de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de aquecimento, ventilação, refrigeração e condicionamento de ar. Para alcançar o público de interesse, o monitor responsável pelo projeto realizou uma apresentação para os alunos ingressantes explicitando o projeto, os objetivos propostos e como o mesmo seria desenvolvido. A resposta inicial dos ingressantes foi tímida, com a manifestação espontânea de interesse de quatro alunos, dos quais apenas um confirmou o interesse inicial. A baixa adesão inicial ao projeto foi creditada aos ingressantes ainda estarem se ambientando com a nova realidade da graduação, à pouca familiaridade com as áreas de atuação da profissão escolhida e à existência de outros projetos de extensão. Não obstante, o aluno que firmou o interesse inicial mostrou evolução satisfatória no conhecimento das áreas de atuação profissional do engenheiro mecânico abordadas no projeto, e do perfil do estudante de engenharia mecânica da UFC. O ingressante já participa de atividades de pesquisa dando suporte a um Trabalho de Conclusão de Curso sobre Projeto de Câmaras Frias de uma formanda. Diante do exposto, é possível afirmar que o presente projeto possui potencial para atrair alunos ingressantes e para cumprir os objetivos propostos. Contudo, é preciso adotar novas maneiras de abordagem dos alunos para que eles possam compreender melhor o projeto e participar ativamente do mesmo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, G. P., & Filho, C. de O. C. (2017). AMBIENTANDO INGRESSANTES ATRAVÉS DO ENSINO E DA PESQUISA EM ENGENHARIA MECÂNICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4339. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29363
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.