AMBIENTES DE ESTUDO E CONVIVÊNCIA NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS A VIDA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Lucas Ramos Pereira
  • Abraão de Matos Feitoza
  • Jackson Rodrigues de Sousa

Resumo

Ao entrar na universidade, o aluno encontra certas dificuldades para se adaptar ao ritmo da vida acadêmica, não conhece o campus e não está acostumado com a nova rotina de estudos. O projeto Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química, visando minimizar essas dificuldades, fornece um ambiente amigável e confortável que estimula a convivência, a ambientação, o estudo individual ou em grupo e a troca de experiências da vida acadêmica entre os alunos dos mais variados semestres do curso. O projeto foi desenvolvido em espaços devidamente climatizados, com acesso a internet, computadores, mesas, cadeiras e um quadro branco para uso dos alunos. No decorrer do projeto, foram realizadas, nesses espaços, atividades específicas para os ingressantes 2017.1 do curso de Licenciatura em Química com o intuito de reforçar conteúdos abordados em aulas que são de fundamental importância para a formação do profissional químico licenciado. Dentre as atividades realizadas, aulas foram ministradas pelos bolsistas do projeto, com foco na disciplina Química Fundamental I – Experimental.Todas as atividades eram divulgadas, via SIGAA e em sala de aula. Nas atividades, os bolsistas realizavam uma revisão geral de todo o assunto abordado pelos professores da disciplina. De um modo geral, percebeu-se uma participação significativa dos estudantes nas aulas de revisão, bem como na utilização dos espaços para discussões e estudos de outras disciplinas, principalmente no semestre 2017.1. No controle dos horários dos discentes, realizado em uma planilha, foi contabilizado um total de 1800 horas de uso do ambiente e estima-se que aproximadamente 65 pessoas passaram pelos espaços, evidenciando-se, portanto, uma boa utilização do espaço. Quando questionados sobre a relevância do projeto, os discentes concordaram que o espaço promove uma ambientação e troca de conhecimentos sobre a vida acadêmica e a dinâmica da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pereira, L. R., Feitoza, A. de M., & Rodrigues de Sousa, J. (2017). AMBIENTES DE ESTUDO E CONVIVÊNCIA NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS A VIDA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4341. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29365

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação