ANÁLISE DAS ATIVIDADES CONTRA A EVASÃO NO CURSO DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Rebeca Dieb Holanda Silva
  • Ozias Andrade de Oliveira Filho
  • Maria Jacqueline Batista
  • Rafael Bráz Azevedo Farias
  • Ronald Targino Nojosa
  • Maria Jacqueline Batista

Resumo

De acordo com o Censo de Educação Superior 2015, realizado pelo INEP, a taxa de desistência dos alunos nos cursos em que ingressaram foi de 49% em 2014. Enquanto a taxa de permanência foi de 21,2%. Além disso, percebe-se um crescimento nestes números nos anos de 2010 a 2014. Estes dados mostram o problema da evasão que as instituições do país enfrentam, tanto da rede pública como privada. Afinal de contas, o desenvolvimento da graduação é primordial para o crescimento da sociedade, em todos os aspectos. No curso de Estatística, existem alguns meios de apoio aos alunos, como a disciplina de Seminários de Tutoria I que visa orientá-los, esclarecendo as dúvidas, introduzindo-os à graduação, pós-graduação e mercado de trabalho, através de palestras e apresentações. Pensando em melhorar estas ações, a coordenação do curso criou o projeto intitulado Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, cujo um dos objetivos é averiguar a opinião dos alunos recém-ingressos em relação aos programas que visam auxiliá-los na trajetória acadêmica. Neste contexto, foi aplicado um questionário aos alunos do primeiro semestre deste ano na referida disciplina e realizada uma análise estatística com o intuito de obter informações sobre a continuidade, mudanças e melhorias nas estratégias que foram postas em prática. De acordo com os resultados obtidos, 93,94% responderam que existem contribuições positivas para permanecer no curso. Segundo os alunos, os professores e esta disciplina são os maiores contribuintes para esta permanência. Aproximadamente 97% deles afirmaram que pretendem concluir o curso, indicando que as medidas tomadas para a diminuição da evasão estão sendo significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Holanda Silva, R. D., Filho, O. A. de O., Batista, M. J., Azevedo Farias, R. B., Nojosa, R. T., & Batista, M. J. (2017). ANÁLISE DAS ATIVIDADES CONTRA A EVASÃO NO CURSO DE ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4343. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29367

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação