ANÁLISE DAS ATIVIDADES CONTRA A EVASÃO NO CURSO DE ESTATÍSTICA
Resumo
De acordo com o Censo de Educação Superior 2015, realizado pelo INEP, a taxa de desistência dos alunos nos cursos em que ingressaram foi de 49% em 2014. Enquanto a taxa de permanência foi de 21,2%. Além disso, percebe-se um crescimento nestes números nos anos de 2010 a 2014. Estes dados mostram o problema da evasão que as instituições do país enfrentam, tanto da rede pública como privada. Afinal de contas, o desenvolvimento da graduação é primordial para o crescimento da sociedade, em todos os aspectos. No curso de Estatística, existem alguns meios de apoio aos alunos, como a disciplina de Seminários de Tutoria I que visa orientá-los, esclarecendo as dúvidas, introduzindo-os à graduação, pós-graduação e mercado de trabalho, através de palestras e apresentações. Pensando em melhorar estas ações, a coordenação do curso criou o projeto intitulado Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, cujo um dos objetivos é averiguar a opinião dos alunos recém-ingressos em relação aos programas que visam auxiliá-los na trajetória acadêmica. Neste contexto, foi aplicado um questionário aos alunos do primeiro semestre deste ano na referida disciplina e realizada uma análise estatística com o intuito de obter informações sobre a continuidade, mudanças e melhorias nas estratégias que foram postas em prática. De acordo com os resultados obtidos, 93,94% responderam que existem contribuições positivas para permanecer no curso. Segundo os alunos, os professores e esta disciplina são os maiores contribuintes para esta permanência. Aproximadamente 97% deles afirmaram que pretendem concluir o curso, indicando que as medidas tomadas para a diminuição da evasão estão sendo significativas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Holanda Silva, R. D., Filho, O. A. de O., Batista, M. J., Azevedo Farias, R. B., Nojosa, R. T., & Batista, M. J. (2017). ANÁLISE DAS ATIVIDADES CONTRA A EVASÃO NO CURSO DE ESTATÍSTICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4343. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29367
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.