ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES E INTERESSES DOS INGRESSANTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Introdução: O ingresso na Universidade vem acompanhado de anseios que merecem compreensão por contribuírem com a permanência do estudante no curso do Ensino Superior por ele escolhido. O objetivo desse trabalho foi analisar as motivações e impressões dos ingressantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2017. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional. Foi estruturado um questionário contendo dez perguntas e o mesmo foi aplicado aos alunos do primeiro semestre do curso de Farmácia/UFC do semestre 2017.1. Por meio das perguntas, buscou-se investigar o tipo de ingresso, os motivos de escolha pelo Curso, as áreas de interesse, e as dificuldades e os pontos de melhorias já percebidos nos primeiros meses de ingresso. A análise dessas percepções faz parte do Projeto Monitoria de Graduação integrado à Coordenação do referido curso. Os dados obtidos foram analisados no Microsoft Office Excel. Resultados: Dos 50 ingressantes, 39 responderam ao questionário. A maioria eram mulheres e 66,6% tinham entre 17 e 18 anos. Dos alunos, 92,3% ingressaram via SISU e 66,6% escolheram Farmácia como primeira opção. As áreas de atuação de maior interesse foram Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar. Vocação, possibilidade de conseguir emprego e influência familiar foram as motivações mais citadas e 53,4% admitiram que o gosto por biologia e química contribuíram para escolha. Interesse por pesquisa foi também citado. Dentre as dificuldades citadas estavam: pouco tempo para estudar, dificuldades das disciplinas e insegurança do campus. Maior facilidade de acesso a coordenação e aos docentes e apoio de alunos para tirar dúvidas foram citados como estratégias que facilitariam a permanência dos estudantes. Conclusões: Vários são os fatores motivadores na escolha do Curso de Farmácia. Vocação, gosto por pesquisa e pelas ciências relacionadas fizeram do Curso a primeira opção de escolha da maioria dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Reboucas, L. de V., Ponte de Lima, A., & Branco Coelho, Z. C. (2017). ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES E INTERESSES DOS INGRESSANTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4344. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29368
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.