ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS E AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Williams Yuri Sales FÉlix
  • Hamilton Rodrigues Tabosa

Resumo

As mudanças advindas da globalização e das novas tecnologias no mundo da informação acabam favorecendo e influenciando diretamente nas práticas educacionais. Com isto, faz-se necessária uma avaliação dos currículos dos cursos do ensino superior, devido às exigências provocadas por tais mudanças, visando a um melhor aproveitamento pelo aluno, pensando no sucesso dos egressos no mercado de trabalho. O presente estudo tem como objetivo identificar aspectos passíveis de melhoria no currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com base na análise das efetivas necessidades e demandas da sociedade atual, refletidas nas exigências das instituições empregadoras, aos bibliotecários formados pela UFC no período de 2006 a 2016. Para tanto, até o presente momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Como próximo passo, realizaremos uma pesquisa exploratória de abordagem quali e quantitativa, utilizando questionário eletrônico que será encaminhado aos egressos formados dentro do período supracitado. Como resultado, espera-se identificar temas/assuntos que precisem de mais enfoque ou de novos temas/assuntos a serem inseridos nas ementas/programas das disciplinas; e a necessidade de se conhecer aspectos diversos a respeito dos egressos, como demandas por educação continuada, imagem do bibliotecário e do Curso de Biblioteconomia no mercado de trabalho na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sales FÉlix, W. Y., & Tabosa, H. R. (2017). ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS E AVALIAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4346. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29370

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação