ANÁLISE DOS MOTIVOS DE EVASÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS NO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Alberto Ponte de Lima
  • Luciana de Vasconcelos Rebouças
  • Zirlane Castelo Branco Coelho

Resumo

Introdução: O Curso de Farmácia da UFC vem crescendo e apresentando um quadro altamente qualificado de professores e cientistas, além de uma ótima infraestrutura de laboratórios. No entanto, a taxa de evasão de alunos da graduação, ainda é um problema recorrente principalmente pela adoção do SISU/ENEM. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal observacional. Foi aplicado um questionário aos alunos evadidos entre os anos de 2015 a 2017.A listagem dos alunos e seus dados foram obtidos via Sistema Integrado de Gestão da UFC. As perguntas, previamente estruturadas na ferramenta Google Forms, foram enviadas por e-mail. Por meio delas, buscou-se investigar as dificuldades enfrentadas e as razões que culminaram na evasão. Os dados obtidos foram analisados no Microsoft Office Excel. Resultados: Dos 50 evadidos analisados, 31 responderam ao questionário. Fez-se um levantamento das respostas mais citadas, caracterizando a parte quantitativa do projeto e foram selecionadas algumas respostas com o valor representativo para as outras, caracterizando a parte qualitativa da pesquisa. 61% dos alunos eram oriundos de Fortaleza, 11% da Região Metropolitana e os demais distribuídos entre 9 municípios interioranos do Ceará. 74% cursaram apenas o primeiro semestre do curso e o motivo mais citado para o abandono foi que Farmácia não era o Curso realmente desejado. Embora a maioria tenha informado o interesse pela área da saúde, muitos revelaram que Farmácia era a segunda opção no ENEM. Assim, a aprovação em outro vestibular também contribuiu com a evasão. Foram citados outros motivos para evasão: despreparo para lidar com as diferenças entre o ensino médio e o curso superior; distância entre o campus Pici e Porangabussu; e elevado grau de dificuldade do Curso.Conclusões: Conclui-se que com esse estudo, abre a possibilidade de propor maneiras de combater a evasão no Curso de Farmácia.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ponte de Lima, A., Rebouças, L. de V., & Branco Coelho, Z. C. (2017). ANÁLISE DOS MOTIVOS DE EVASÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS NO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4347. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29371

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação