APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTAS PARA O PROJETO PAIP
Resumo
A partir da oferta do curso noturno de Educação Física tanto Bacharelado quanto Licenciatura surge um desafio a coordenação e diretoria do curso. Lidar com a formação profissional de um publico em que sua maioria se trata de pessoas que já vem de uma jornada de trabalho para ir estudar. Em sua maioria tem pouca disponibilidade de tempo para vivenciar a Universidade além de sua grade curricular. Esse problema tem que ser tratado como aspecto em especifico, porém não limitante, de uma formação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado lidar com a formação desse público, coloca a Universidade em contato com alunos que em grande parte tem mais maturidade e experiências de vida, que potencialmente podem ser utilizadas na otimização do tempo mais restrito. Portanto fez‐se necessário à gestão dos cursos de graduação noturnos, buscar estratégias para superar possíveis dificuldades ligadas a problemas enfrentados pelos alunos nas disciplinas e componentes curriculares do curso, além de auxiliar nos processos formativos extra disciplinares, normalmente identificados apenas nas Atividades de pesquisa e extensão. Com vistas a auxiliar no melhor aproveitamento das disciplinas, a construção de grupos para a aprendizagem cooperativa mostra ser uma estratégia que para além de auxiliar na solução de problemas relacionados ao aprendizado de conteúdos em disciplinas específicas, pode possibilitar por meio de uma construção coletiva de soluções de aprendizagem, uma formação relacionada ao trabalho coletivo, maior domínio e gerenciamento do tempo, entre outras capacidades e competências fundamentais para a atuação profissional. Para tanto a proposta se sustentara na construção de momentos de estudo‐aprendizagem, mediados pelos professores e bolsista, onde os alunos serão instigados a encarar as diversas demandas como problemas de aprendizagem passíveis de resolução.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Junior, G. L. dos S., Barroso dos Reis, M., & Marreiros Ferraz, A. S. (2017). APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTAS PARA O PROJETO PAIP. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4348. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29372
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.