ARTICULANDO TEORIA É PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA COMO FATOR DA REDUÇÃO DA EVASÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA – UFC
Resumo
Ao chegar na universidade, o aluno poderá se deparar com vários fatores, que dificultam a permanência e até levar ao abandono do curso. Visando a redução da evasão, dos trancamentos e das reprovações e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, está sendo desenvolvido o projeto A Pesquisa como Eixo na Formação Docente: Articulando Teoria e Prática nos Cursos Presenciais de Pedagogia da UFC, com a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica (GEPEB), que se reúne quinzenalmente, contando com a participação de graduandos e egressos, para tratar dos métodos e instrumentos de pesquisa em educação. O objetivo de fomentar a pesquisa na formação do pedagogo, buscando a articulação entre a teoria e a prática, desde o primeiro ano do curso. Entre as ações, destaca-se a oficina ministrada no início no segundo semestre letivo de 2017, pelo professor doutor, Messias Holanda Dieb, A produção de gêneros acadêmicos: o projeto de pesquisa, abrindo a possibilidade dos alunos se engajarem em pesquisas com os docentes envolvidos no projeto. Além disso, no início do semestre letivo, é organizada a Semana de Integração, com a promoção de palestras sobre as áreas de atuação do pedagogo e sobre o itinerário formativo do curso, situando os alunos nas possibilidades de formação e atuação na área. Essas ações, iniciadas no primeiro semestre de 2017, promovem um espaço de envolvimento dos alunos com a instituição e com o curso, resultando no fortalecimento do vínculo institucional, contribuindo para a continuidade no curso de pedagogia. Nas ações do segundo semestre (2017), estão previstas a análise das desistências do curso e a pesquisa sobre o perfil do egresso e suas vivências profissionais, com o intuito de analisar os desafios enfrentados fora da Universidade, de forma a subsidiar a organização dos projetos pedagógicos dos cursos e as pesquisas dos alunos da graduação, observando a importância da pesquisa na formação e atuação do pedagogo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves, T. L., Maia, I. G., & Rafante, H. C. (2017). ARTICULANDO TEORIA É PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA COMO FATOR DA REDUÇÃO DA EVASÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA – UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4349. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29373
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.