ARTICULAÇÃO PARTICIPATIVA: MONITORES E PROFESSORES TRABALHANDO DE FORMA COLETIVA PARA O ESCLARECIMENTO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
As avaliações institucionais, realizadas em diferentes esferas da universidade, têm como um de seus principais fundamentos indicarem as deficiências de comunicação e relação entre professores e alunos, bem como entre alunos e coordenações. Tais avaliações são importantes, pois possibilita a instituição uma melhor visualização de como alunos e professores, enxergam a universidade. Em um levantamento realizado após as avaliações institucionais de 2016.2, pelos alunos do curso de Agronomia, cerca de 1/3 dos estudantes mostraram-se insatisfeitos quanto à divulgação e/ou abordagem mais efetiva de assuntos relacionados a atividades acadêmicas citadas como de responsabilidade da coordenação do curso. Diante do exposto, durante o primeiro semestre de 2017 foram organizadas, por bolsistas de apoio acadêmico da coordenação do curso de agronomia, palestras e mesas redondas para maior elucidação dos questionamentos mal avaliados pelos alunos. Em cada mês, realizou-se um evento onde, profissionais foram convidados para expor suas experiências e/ou opiniões e debater com os alunos a respeito de escrita científica, artigos científicos e atividades relacionadas à recepção de calouros. Cada evento realizado foi aberto à comunidade acadêmica, sendo o foco da divulgação os professores e alunos do curso de agronomia. O convite para os eventos foi enviado por e-mail, bem como a divulgação nos espaços acadêmicos. Foram realizados eventos como: 1) Recepção e informações aos calouros do curso de Agronomia; 2) Discussão sobre a nota do curso de agronomia no ENADE; 3) Orientações sobre estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso; 4) Metodologia científica para trabalhos acadêmicos. Com a atividade, os alunos tiveram oportunidade de se familiarizar e conhecer temas importantes relacionados à vida universitária, sendo o principal fruto colhido a maior aproximação entre a coordenação do curso de agronomia, com os estudantes do curso.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Risocleuda da Costa, M., Maia, C. de L., Ruiz, S. R., Rabelo, J. da S., Guimarães, M. de A., & Guimaraes, M. de A. (2017). ARTICULAÇÃO PARTICIPATIVA: MONITORES E PROFESSORES TRABALHANDO DE FORMA COLETIVA PARA O ESCLARECIMENTO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4350. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29374
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
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