ARTICULAÇÃO PARTICIPATIVA: MONITORES E PROFESSORES TRABALHANDO DE FORMA COLETIVA PARA O ESCLARECIMENTO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Maria Risocleuda da Costa
  • Celly de Lima Maia
  • Santiago Rubio Ruiz
  • Janiquelle da Silva Rabelo
  • Marcelo de Almeida Guimarães
  • Marcelo de Almeida Guimaraes

Resumo

As avaliações institucionais, realizadas em diferentes esferas da universidade, têm como um de seus principais fundamentos indicarem as deficiências de comunicação e relação entre professores e alunos, bem como entre alunos e coordenações. Tais avaliações são importantes, pois possibilita a instituição uma melhor visualização de como alunos e professores, enxergam a universidade. Em um levantamento realizado após as avaliações institucionais de 2016.2, pelos alunos do curso de Agronomia, cerca de 1/3 dos estudantes mostraram-se insatisfeitos quanto à divulgação e/ou abordagem mais efetiva de assuntos relacionados a atividades acadêmicas citadas como de responsabilidade da coordenação do curso. Diante do exposto, durante o primeiro semestre de 2017 foram organizadas, por bolsistas de apoio acadêmico da coordenação do curso de agronomia, palestras e mesas redondas para maior elucidação dos questionamentos mal avaliados pelos alunos. Em cada mês, realizou-se um evento onde, profissionais foram convidados para expor suas experiências e/ou opiniões e debater com os alunos a respeito de escrita científica, artigos científicos e atividades relacionadas à recepção de calouros. Cada evento realizado foi aberto à comunidade acadêmica, sendo o foco da divulgação os professores e alunos do curso de agronomia. O convite para os eventos foi enviado por e-mail, bem como a divulgação nos espaços acadêmicos. Foram realizados eventos como: 1) Recepção e informações aos calouros do curso de Agronomia; 2) Discussão sobre a nota do curso de agronomia no ENADE; 3) Orientações sobre estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso; 4) Metodologia científica para trabalhos acadêmicos. Com a atividade, os alunos tiveram oportunidade de se familiarizar e conhecer temas importantes relacionados à vida universitária, sendo o principal fruto colhido a maior aproximação entre a coordenação do curso de agronomia, com os estudantes do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Risocleuda da Costa, M., Maia, C. de L., Ruiz, S. R., Rabelo, J. da S., Guimarães, M. de A., & Guimaraes, M. de A. (2017). ARTICULAÇÃO PARTICIPATIVA: MONITORES E PROFESSORES TRABALHANDO DE FORMA COLETIVA PARA O ESCLARECIMENTO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4350. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29374

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação