ATIVIDADES DA MONITORIA DE PROJETOS NA REDUÇÃO DA EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ZOOTECNIA.

Autores

  • Francisco Vinicius da Silva Bezerra
  • Jullyane Ivo Garcia da Silva
  • Andrea Pereira Pinto

Resumo

A zootecnia se faz presente em todo o território nacional, uma vez que, o agronegócio é uma base importantíssima da economia nacional, gerando empregos e renda e promovendo a produção de alimentos, tanto para o mercado interno como para a exportação. Existem cursos de graduação em zootecnia no Brasil há mais de 50 anos que formam profissionais habilitados a desempenharem funções nos mais diversos setores da produção animal, entretanto, apesar de sua importância, boa parte da população brasileira desconhece seus campos de atuação. O curso de zootecnia da Universidade Federal do Ceará desenvolve o projeto intitulado de Divulgação dos campos de atuação e do perfil do zootecnista aos recém-ingressos no curso, com o intuito de minimizar a evasão de alunos do curso e proporcionar uma interação entre os alunos dos primeiros semestres com alunos veteranos e profissionais da área. Para atingir esse objetivo, são desenvolvidas atividades como visitas a propriedades rurais ou fabricas de ração, visando antecipar esse contato dos alunos com possíveis áreas de atuação, além de palestras com Zootecnistas, que dividem suas experiências profissionais com os alunos. No final do semestre, aplica-se um questionário com o intuito de levantar a opinião dos alunos sobre o projeto e suas sugestões para melhorias. Com os dados obtidos através do questionário observou-se que 55,6% escolheram a Zootecnia como primeira opção e 66,75% participaram das palestras promovidas, sendo que 77,8% afirmaram que as palestras agregaram conhecimento a sua vida acadêmica. Houve unanimidade em afirmarem que as visitas técnicas contribuem para vivenciar na pratica como o Zootecnista atua, sendo assim, pudemos averiguar a importância das atividades exercidas no projeto como forma de auxiliar os alunos a conhecerem melhor o curso que escolheram, contribuindo, dessa forma, com a redução dos índices de evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Bezerra, F. V. da S., Garcia da Silva, J. I., & Pinto, A. P. (2017). ATIVIDADES DA MONITORIA DE PROJETOS NA REDUÇÃO DA EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4353. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29377

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação