BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): SUA INFLUÊNCIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO.

Autores

  • Laryssa Frota Alves
  • Elaine Rios de Vasconcelos Guilhermino
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

A educação, ao longo dos anos, está sendo foco de muitas discussões, sendo uma das mais recentes, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento surge com o intuito de estabelecer os objetivos de aprendizagem, determinar os conteúdos que deverão ser trabalhados nas etapas da Educação Básica e definir as competências e habilidades que os estudantes precisarão adquirir ao longo da escolaridade. Dentre as áreas de conhecimento que deverão ser trabalhadas está presente na BNCC a área de Linguagens. Nessa área encontra-se o Ensino de Língua Portuguesa, dividido em cinco eixos, os quais são: Oralidade, Leitura, Escrita, Conhecimentos Linguísticos e gramaticais e Educação Literária. Sabendo que tais eixos necessitarão ser trabalhados de forma suscita pelo professor, podemos afirmar que esse profissional, ao longo de sua formação, deve receber os conhecimentos necessários para o exercício do seu ofício, a fim de melhorar a aprendizagem dos seus futuros alunos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa documental em que se buscou um estudo comparativo entre o conteúdo ofertado pela disciplina Ensino de Língua Portuguesa e os conteúdos estabelecidos pela BNCC. As fontes documentais foram o Projeto Pedagógico (PPC) do curso de Pedagogia - Diurno da UFC e a Base Nacional Comum Curricular – Língua Portuguesa. Os resultados apontam para uma necessidade de atualização da ementa da disciplina, uma vez que, atualmente, a disciplina contempla apenas três dos cinco eixos que constam na BNCC, estando lacunados os eixos de educação literária e conhecimentos linguísticos e gramaticais. Tal reforma se faz necessária para que a disciplina possibilite que o futuro professor consiga atender as demandas da BNCC, favorecendo a aprendizagem dos seus alunos. Por fim, concluímos que a BNCC surge como um meio de auxiliar o trabalho docente, gerando reflexões e possibilitando mudanças para os processos de ensino e aprendizagem em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alves, L. F., Guilhermino, E. R. de V., & Ribeiro, A. P. de M. (2017). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): SUA INFLUÊNCIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4359. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29383

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação