CURTAS DOCENTES: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFC COMPÕEM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE (CASA/EIDEIA)
Resumo
A CASa - Comunidade de Aprendizagem Significativa, atual programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará, foi fundado em maio de 2009 durante o REUNI, movimento de expansão do ensino superior. O programa apresenta uma proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, que fomenta o intercâmbio entre professores de diversas áreas, valoriza o protagonismo e a experiência de cada docente. Os “Curtas Docentes” da CASa são atividades que tem por objetivo produzir vídeos sobre professores e professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC), afim de dar visibilidade e reconhecimento das trajetórias singulares. Os docentes são convidados a participar, como uma das possibilidades de atividades de formação docente. Os bolsistas de Cinema e Audiovisual, colaboradores da CASa, agendam horários de acordo com a disponibilidade dos docentes, visitando as diversas unidades acadêmicas. Esses vídeos são editados e postados no canal do Youtube (CASaUFC). O canal conta com vinte e três vídeos de docentes de diferentes áreas da UFC. Outra relevância desta iniciativa é documentar docentes com diversificado tempo de dedicação a UFC, desde ingressantes no primeiro ano nesta instituição, como ainda, docentes titulares com mais de 25 anos de atuação na capital cearense. Os participantes têm a liberdade falar de sua história pessoal e profissional, contar os motivos que levaram a escolher a docência, apresentar a unidade acadêmica que atuam e os laboratórios que participam, podem ainda relatar o que têm vivido no cotidiano da Universidade, além de destacarem os desdobramentos de suas contribuições como servidores públicos no ensino superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Feitosa do Nascimento, L. M., & Ferreira de Lima, A. (2017). CURTAS DOCENTES: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFC COMPÕEM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE (CASA/EIDEIA). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4369. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29393
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.