ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA PARA "FOLLOW-UP"
Resumo
Sabe-se que a evasão no Ensino Superior gera significativas perdas socioeconômicas para a sociedade. No Brasil, esse tem sido um fenômeno em expansão, por isso a importância de técnicas e atividades que visem o incentivo e a permanência dos estudantes. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) criou o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) para intervir, na tentativa de solucionar esse problema. O projeto aqui exposto foi desenvolvido pelo Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP) e pretende, através da Avaliação Psicológica, promover ações que vão ao encontro dos objetivos do programa. Dessa forma, entre outras atividades, iniciou-se a construção de um questionário para obter os possíveis fatores de risco e proteção à evasão do curso, sendo o objetivo desse trabalho descrever o processo de construção desse instrumento. Inicialmente, realizou-se um levantamento de escalas já validadas sobre o tema. Foram escolhidos quatro dos instrumentos mais utilizados nessa área, considerando os parâmetros psicométricos e as especificidades do contexto da UFC. Em seguida, os itens foram selecionados e agrupados, conforme a literatura sobre evasão, em três fatores: individuais, institucionais e contextuais. Para compor a nova escala, foram escolhidos itens que apresentassem carga fatorial superior a 0,40. Além disso, o questionário também foi comporto por uma bateria de questões envolvendo aspectos da vida do estudante relacionados à sua entrada e permanência na universidade, assim como perguntas sociodemográficas. O questionário está sendo aplicado longitudinalmente há cinco semestres, acompanhando, também, as demais turmas que ingressaram durante esse período. O instrumento continua em atualização e os dados seguem sendo coletados. Assim, percebe-se a importância desse estudo, visto as possíveis contribuições futuras que a utilização desse questionário pode trazer para melhor compreender o fenômeno evasão e pensar estratégias de enfrentamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Queiroz, I. G., Sousa, S. L. de H., Segundo, D. S. de A., Ponte Batista, G. L., Nunes Laurentino, S. B., & Silva dos Santos, W. (2017). ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA PARA "FOLLOW-UP". Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4381. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29405
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.