ENSINO COLETIVO DE VIOLONCELO E CONTRABAIXO E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE CONJUNTO DE CORDAS FRICCIONADAS

Autores

  • Ismael da Silva Rodrigues
  • Dora Utermohl de Queiroz

Resumo

O presente estudo, vinculado ao Programa CGPA/PROGRAD, pretende relatar a importância da prática de conjunto do violoncelo e contrabaixo ofertada na cadeira optativa de Prática de Conjunto de Cordas Friccionadas sob a orientação das professoras Dora Utermohl de Queiroz e Liu Man Ying. O Curso de Licenciatura em Música da UFC oferece 7 cadeiras optativas de Prática de Conjunto de Cordas Friccionadas, a metodologia destas disciplinas baseia-se no ensino coletivo heterogêneo de cordas friccionadas. Os alunos participantes destas cadeiras possuem diferentes níveis de conhecimento técnico e musical, esta diversidade permite que os alunos inciantes interajam com colegas mais experientes que são vistos como ‘modelos’, isto motiva-os a imitá-los e também os incentiva a realizar uma autoavaliação do seu desempenho instrumental. Recorrendo aos estudos dos autores West & Rostvall (2003) Abeles, (2004); Deister & Kirwan (2009), que abordam estudos sobre os benefícios adquiridos na prática instrumental em conjunto encontramos referências teóricas e metodológicas que nos permitiram adentrar aos campos da educação musical refletindo sobre as ações pedagógicas empreendidas nessa disciplina. Esta comunicação oral, de natureza convencional, será apresentada em ambiente fechado, contando com o auxílio de recursos materiais, como projetor multimídia, computador e alto-falantes, para a exibição de slides e vídeos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues, I. da S., & Utermohl de Queiroz, D. (2017). ENSINO COLETIVO DE VIOLONCELO E CONTRABAIXO E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE CONJUNTO DE CORDAS FRICCIONADAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4382. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29406

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação