ENSINO DE TESTE DE SOFTWARE ATRAVÉS DE DINÂMICAS E TESTING DOJO

Autores

  • Davi Ximenes de Aquino
  • Belmondo Rodrigues
  • Ítalo Linhares de Araújo
  • Rodrigo Almeida
  • Rossana Maria de Castro Andrade

Resumo

As disciplinas, presentes no início dos cursos da área da Computação na UFC, costumam ser pouco focadas em programação, apesar de serem relacionadas à matemática e afins o que é de alta importância para a base da graduação. Entretanto, tal fato acaba criando uma alta taxa de evasão durante o início do curso, em especial no primeiro ano. O contato maior com desenvolvimento de software acontece no quinto semestre, na disciplina de Engenharia de Software (ES). Essa disciplina, é focada em metodologias visando a organização, produtividade e qualidade no processo de desenvolvimento de software. Na tentativa de tratar a problemática da evasão e visando aproximar os alunos dos conceitos apresentados na disciplina de ES, foi desenvolvido o Projeto TER, um minicurso sobre testes de software, área dentro da ES que investiga a execução de um sistema a fim de validar e verificar sua corretude. Esse minicurso visa demonstrar as características e importância dessa técnica de testes, integrando os conceitos aprendidos com a prática. Para facilitar o aprendizado e estimular os alunos, uma das dinâmicas adotadas é o “Testing Dojo”, que proporciona um trabalho colaborativo entre os participantes. O Testing Dojo consiste de uma técnica de desafio em rodízio, onde duas pessoas programam em uma máquina, enquanto os demais observam e vão desenvolvendo o raciocínio até que sua vez no rodízio chegue. Vale salientar que tal técnica não é uma competição ou disputa, mas sim a realização colaborativa de uma determinada atividade. Essa técnica de ensino também contribui para aprofundar os conceitos, técnicas e ferramentas para a criação de testes. Dessa forma, espera-se que o Projeto TER contribua para um maior interesse dos alunos para a área de ES e reduza a evasão dos cursos da área da Computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ximenes de Aquino, D., Rodrigues, B., Linhares de Araújo, Ítalo, Almeida, R., & Andrade, R. M. de C. (2017). ENSINO DE TESTE DE SOFTWARE ATRAVÉS DE DINÂMICAS E TESTING DOJO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4383. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29407

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação