ESCRITA ACADÊMICA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL
Resumo
A Universidade Federal do Ceará vem se destacando como uma das instituições de ensino superior mais internacionalizada do país, recebendo assim um grande número de estudantes estrangeiros. Visando dar suporte a esses alunos, o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência- PAIP, através do projeto Escrita Acadêmica em Português como Língua Estrangeira/Adicional, busca minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes estrangeiros na leitura e produção de textos acadêmicos em língua portuguesa, procurando desenvolver suas habilidades de escrita nos mais diversos gêneros acadêmicos. Para tanto, as atividades do projeto foram divididas nas modalidades presencial e online. A modalidade presencial é composta de um curso dividido em dois níveis, conforme a proficiência do aluno na língua portuguesa. Já na modalidade online são realizados a revisão de textos com feedback e relatório de comentários das dificuldades mais recorrentes. Ademais, auxiliamos os alunos quanto à leitura de artigos científicos de diversas áreas do conhecimento. Tomando como base os pressupostos teóricos de MOTTA- ROTH e HENDGES (2010), elaboramos o material didático para utilização com os alunos em sala de aula. Por fim, concluímos que o projeto Escrita Acadêmica em Português como Língua Estrangeira/Adicional foi uma ferramenta que ofereceu aos alunos estrangeiros PEC-G, subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento das competências necessárias para leitura e escrita de textos acadêmicos, além de contribuir para reduzir o risco de evasão dos alunos estrangeiros da graduação, em virtude das dificuldades relacionadas à língua portuguesa.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Urtiga Bonifacio da Silva, G. C., & Nogueira de Andrade, P. R. (2017). ESCRITA ACADÊMICA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4384. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29408
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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