ESCRITA ACADÊMICA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL

Autores

  • Geane Correia Urtiga Bonifacio da Silva
  • Paulo Roberto Nogueira de Andrade

Resumo

A Universidade Federal do Ceará vem se destacando como uma das instituições de ensino superior mais internacionalizada do país, recebendo assim um grande número de estudantes estrangeiros. Visando dar suporte a esses alunos, o Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência- PAIP, através do projeto Escrita Acadêmica em Português como Língua Estrangeira/Adicional, busca minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes estrangeiros na leitura e produção de textos acadêmicos em língua portuguesa, procurando desenvolver suas habilidades de escrita nos mais diversos gêneros acadêmicos. Para tanto, as atividades do projeto foram divididas nas modalidades presencial e online. A modalidade presencial é composta de um curso dividido em dois níveis, conforme a proficiência do aluno na língua portuguesa. Já na modalidade online são realizados a revisão de textos com feedback e relatório de comentários das dificuldades mais recorrentes. Ademais, auxiliamos os alunos quanto à leitura de artigos científicos de diversas áreas do conhecimento. Tomando como base os pressupostos teóricos de MOTTA- ROTH e HENDGES (2010), elaboramos o material didático para utilização com os alunos em sala de aula. Por fim, concluímos que o projeto Escrita Acadêmica em Português como Língua Estrangeira/Adicional foi uma ferramenta que ofereceu aos alunos estrangeiros PEC-G, subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento das competências necessárias para leitura e escrita de textos acadêmicos, além de contribuir para reduzir o risco de evasão dos alunos estrangeiros da graduação, em virtude das dificuldades relacionadas à língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Urtiga Bonifacio da Silva, G. C., & Nogueira de Andrade, P. R. (2017). ESCRITA ACADÊMICA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ ADICIONAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4384. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29408

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação