ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTAL TEÓRICO NO AUXÍLIO À INTERPRETAÇÃO DE DADOS PARA ALUNOS DA GEOGRAFIA
Resumo
Tem-se como prioridade a permanência dos alunos dos semestres iniciais do curso de geografia. Para este fim, foi elaborada uma atividade que pudesse fazer com que os alunos imergissem na instituição, com o intuito, não só diminuir a evasão, mas também envolver aqueles alunos em laboratórios e integrá-los em atividades elaboradas pelo departamento. Pensando no aspecto principal do projeto, foi desenvolvido minicurso, usando como base bibliografia que unisse bem a área já estudada por eles, e a estatística, sendo esse o foco inovador do minicurso. Como base, foi usado o livro do professor Marcello Martinelli “Mapas, gráficos e redes”, que uni bem as duas áreas nessa fase inicial do curso de geografia. Essa atividade é exercida semanalmente, durante às quintas-feiras, com o objetivo de salientar os seguintes pontos: Assimilar a importância da interdisciplinaridade via artigos e trabalhos já publicados pelo departamento, que tenham como ferramental, a estatística. Corroborando com a principal deficiência dos alunos, que é a área de exatas. Este trabalho já fora desenvolvido em anos anteriores e neste ano está em andamento. Com esses pontos sanados, espera-se que os alunos vejam mais possibilidades dentro da universidade e saiam com uma nova visão de suas áreas, e com possibilidades e conceitos para a aplicação da sua ciência, tanto na academia quanto no mercado de trabalho quando formados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gorayeb Sucupira Junior, P. R., Damasceno, A. M., & Santos, J. de O. (2017). ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTAL TEÓRICO NO AUXÍLIO À INTERPRETAÇÃO DE DADOS PARA ALUNOS DA GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4385. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29409
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.