ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTAL TEÓRICO NO AUXÍLIO À INTERPRETAÇÃO DE DADOS PARA ALUNOS DA GEOGRAFIA

Autores

  • Paulo Ricardo Gorayeb Sucupira Junior
  • Aline Moreira Damasceno
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

Tem-se como prioridade a permanência dos alunos dos semestres iniciais do curso de geografia. Para este fim, foi elaborada uma atividade que pudesse fazer com que os alunos imergissem na instituição, com o intuito, não só diminuir a evasão, mas também envolver aqueles alunos em laboratórios e integrá-los em atividades elaboradas pelo departamento. Pensando no aspecto principal do projeto, foi desenvolvido minicurso, usando como base bibliografia que unisse bem a área já estudada por eles, e a estatística, sendo esse o foco inovador do minicurso. Como base, foi usado o livro do professor Marcello Martinelli “Mapas, gráficos e redes”, que uni bem as duas áreas nessa fase inicial do curso de geografia. Essa atividade é exercida semanalmente, durante às quintas-feiras, com o objetivo de salientar os seguintes pontos: Assimilar a importância da interdisciplinaridade via artigos e trabalhos já publicados pelo departamento, que tenham como ferramental, a estatística. Corroborando com a principal deficiência dos alunos, que é a área de exatas. Este trabalho já fora desenvolvido em anos anteriores e neste ano está em andamento. Com esses pontos sanados, espera-se que os alunos vejam mais possibilidades dentro da universidade e saiam com uma nova visão de suas áreas, e com possibilidades e conceitos para a aplicação da sua ciência, tanto na academia quanto no mercado de trabalho quando formados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Gorayeb Sucupira Junior, P. R., Damasceno, A. M., & Santos, J. de O. (2017). ESTATÍSTICA COMO FERRAMENTAL TEÓRICO NO AUXÍLIO À INTERPRETAÇÃO DE DADOS PARA ALUNOS DA GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4385. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29409

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação