ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Sophia Loren de Holanda Sousa
  • Ingrid Gomes Queiroz
  • Damião Soares de Almeida Segundo
  • Gisele Loiola Ponte Batista
  • Lia Alves da Ponte
  • Walberto Silva dos Santos

Resumo

O Laboratório Cearense de Psicometria (LACEP) se insere, entre outras áreas, no campo da Avaliação Psicológica. Dessa forma, o projeto desenvolvido pelo laboratório, visando à redução da evasão, atua de modo a promover uma melhor integração dos estudantes do curso de psicologia, abordando a Avaliação, que é uma das áreas que está presente de maneira constante na prática profissional. O objetivo desse projeto é contribuir para a redução da evasão dos graduandos, favorecendo um contato maior dos mesmos com a área supracitada. À vista disso, buscou-se levantar dados a respeito de características pessoais dos alunos, além de aspectos da universidade e do contexto, que pudessem contribuir para a evasão. Dessa forma, podem-se averiguar os possíveis fatores que propiciariam a saída dos alunos do curso. Para alcançar o objetivo proposto, utilizaram-se metodologias expositivo-dialógicas (palestra e seminários de ambientação) e rodas de conversa. Assim, no período de 2017.1, foi promovida uma palestra aberta ao público e uma roda de conversa especificamente para a turma ingressante. Essa última abordou questões acerca da prática de pesquisa no Brasil e no mundo, enquanto a outra foi relacionada à prática da Avaliação Psicológica no contexto da clínica forense. Além das palestras, foram realizadas atividades de ambientação para os alunos ingressantes, em que houve a exposição e o diálogo acerca dos direitos e deveres como estudantes. Ademais, os diálogos em sala abordaram, entre outras questões, quais eram as bolsas e os auxílios fornecidos pela universidade para a graduação e também houve a apresentação dos laboratórios e núcleos de pesquisa do Departamento de Psicologia. O projeto segue em andamento e busca elaborar melhores práticas de combate à evasão baseadas em evidências, haja vista que adéqua suas atividades aos interesses e obstáculos de cada turma ingressante por meio de um acompanhamento longitudinal dos motivos para evasão e dos interesses acadêmicos singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa, S. L. de H., Queiroz, I. G., Segundo, D. S. de A., Ponte Batista, G. L., Alves da Ponte, L., & Silva dos Santos, W. (2017). ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE PSICOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4387. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29411

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação