ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre as percepções dos alunos do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas, que foi uma das ações do Projeto de Apoio ao Acolhimento e Permanência dos Alunos no Curso de Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas (77), apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, e também como parte do Plano de Melhoria do Curso em questão. Os dados das percepções dos alunos foram levantados por meio da aplicação de um questionário online que permitiu, além de gerar dados para conhecer os pontos de vista, preferências e desafios vivenciados pelos alunos do curso, também saber mais sobre seu perfil socioeconômico. As questões foram de dois tipos: de múltipla escolha e aberta-subjetiva. Um total de 95 alunos respondeu ao questionário. Entre os resultados, foi possível perceber que a maior motivação dos alunos para ingressarem no curso de Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas é o próprio idioma, o inglês, mais do que a motivação pelo objetivo da docência em si. Porém, foi também verificado que o desafio com o idioma inglês é a segunda principal razão que leva o aluno à retenção e à evasão do curso, já que muitos manifestaram sentir dificuldades com o nível das aulas ministradas na língua inglesa. A principal razão para a evasão e retenção no curso foi, no entanto, o trabalho; ou seja, os alunos, conforme o questionário sobre o perfil socioeconômico também revelou, são em sua maioria profissionais trabalhadores e, portanto, manifestaram sentir dificuldades de conciliar as demandas do trabalho e da universidade ao longo do curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Dutra da Mota, A. C., Holanda de Oliveira, R. R., & Turolo da Silva, A. (2017). ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4388. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29412
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.