ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS.

Autores

  • Albert Cristian Dutra da Mota
  • Raul Rodrigo Holanda de Oliveira
  • Andreia Turolo da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre as percepções dos alunos do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas, que foi uma das ações do Projeto de Apoio ao Acolhimento e Permanência dos Alunos no Curso de Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas (77), apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, e também como parte do Plano de Melhoria do Curso em questão. Os dados das percepções dos alunos foram levantados por meio da aplicação de um questionário online que permitiu, além de gerar dados para conhecer os pontos de vista, preferências e desafios vivenciados pelos alunos do curso, também saber mais sobre seu perfil socioeconômico. As questões foram de dois tipos: de múltipla escolha e aberta-subjetiva. Um total de 95 alunos respondeu ao questionário. Entre os resultados, foi possível perceber que a maior motivação dos alunos para ingressarem no curso de Letras-Língua Inglesa e suas Literaturas é o próprio idioma, o inglês, mais do que a motivação pelo objetivo da docência em si. Porém, foi também verificado que o desafio com o idioma inglês é a segunda principal razão que leva o aluno à retenção e à evasão do curso, já que muitos manifestaram sentir dificuldades com o nível das aulas ministradas na língua inglesa. A principal razão para a evasão e retenção no curso foi, no entanto, o trabalho; ou seja, os alunos, conforme o questionário sobre o perfil socioeconômico também revelou, são em sua maioria profissionais trabalhadores e, portanto, manifestaram sentir dificuldades de conciliar as demandas do trabalho e da universidade ao longo do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Dutra da Mota, A. C., Holanda de Oliveira, R. R., & Turolo da Silva, A. (2017). ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4388. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29412

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação