ESTUDO, ANÁLISE E COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O projeto “Estudo, Análise e Combate à Evasão nos cursos de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais”, realizado pelo Instituto UFC Virtual tem como objetivo realizar um estudo com os alunos com status CANCELADO no SIGAA por meio de entrevistas e elaborar um aplicativo digital que promovesse uma melhor comunicação entre discentes e a coordenação como uma primeira ação no combate à evasão. O aplicativo “Mural Digital” funciona como um agregador de notícias sobre eventos, ofertas de bolsas, oportunidades de estágios e também oferecer alguns dos serviços da coordenação online, como pedido de declarações, histórico, horas complementares e outros serviços. Para a concepção do aplicativo, além do uso de questionários e entrevistas, foi adotada a metodologia de Design Thinking e uma análise de requisitos detalhada foi realizada junto a professores, servidores da coordenação e alunos com participação de mais de 200 respostas. O sistema foi então projetado para contemplar duas partes: Um cliente web de uso da coordenação para a postagem de notícias, processamento e controle de pedidos de declaração de alunos e um cliente Android de uso dos alunos para receber notificações de novas notícias, fazer reserva de laboratórios e checar horários de grupos de estudos. O aplicativo está em fase de prototipação das suas principais funcionalidades e deve ser lançado durante os encontros universitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Tabosa, D. B., Viana de Carvalho, W., Coutinho, E., Bonfim, M., Ribeiro, A., & Filho, E. M. de B. (2017). ESTUDO, ANÁLISE E COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4390. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29414
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.