ESTUDOS GEOGRÁFICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.
Resumo
A África é uma das matrizes formadoras da sociedade brasileira, porém pouco sabemos sobre ela, e o que conhecemos nos foi transmitido através de uma visão eurocêntrica e colonizadora, presente nos materiais curriculares. Mesmo após a criação da Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003 que torna o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana obrigatórios, há dificuldades de implementação da temática nas instituições de ensino. Esta lei deixa atribuído que o ensino sobre a África para além dos estereótipos, deve ser incluído na educação básica e na formação de professores e professoras, seja ela inicial ou continuada. Percebendo que existe essa lacuna na Licenciatura em Geografia, o objetivo desse projeto é incluir a temática sobre a África e a cultura Africana neste curso, bem como promover um diálogo com a comunidade acadêmica dessa instituição e instituições parceiras; oferecer a professora e ao professor em formação referencial teórico para fundamentar-se e assim entender os conceitos que surgem sobre a temática e trabalhar junto às construções sociais que se manifestam em sala de aula, o que por muitas vezes inferiorizam a cultura africana e os afrodescendentes. Como metodologia realizamos levantamento bibliográfico, grupo de estudo sobre Educação Quilombola e Educação do Campo em parceria com o laboratório de Estudos Agrários e Territoriais, elaboração de resenha e fichamento, participação na Aula de campo de Geografia Agrária com visitas a comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos e comunidades camponesas, rodas de conversa, mesa redonda. Podemos concluir que houve melhor interação com o movimento negro através do debate sobre educação escolar quilombola, contribuindo assim para o processo de formação docente no curso de Geografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moraes de Almeida, V., & Silva Barbosa, M. E. (2017). ESTUDOS GEOGRÁFICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4392. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29416
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.