ESTUDOS GEOGRÁFICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.

Autores

  • Valdenia Moraes de Almeida
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

A África é uma das matrizes formadoras da sociedade brasileira, porém pouco sabemos sobre ela, e o que conhecemos nos foi transmitido através de uma visão eurocêntrica e colonizadora, presente nos materiais curriculares. Mesmo após a criação da Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003 que torna o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana obrigatórios, há dificuldades de implementação da temática nas instituições de ensino. Esta lei deixa atribuído que o ensino sobre a África para além dos estereótipos, deve ser incluído na educação básica e na formação de professores e professoras, seja ela inicial ou continuada. Percebendo que existe essa lacuna na Licenciatura em Geografia, o objetivo desse projeto é incluir a temática sobre a África e a cultura Africana neste curso, bem como promover um diálogo com a comunidade acadêmica dessa instituição e instituições parceiras; oferecer a professora e ao professor em formação referencial teórico para fundamentar-se e assim entender os conceitos que surgem sobre a temática e trabalhar junto às construções sociais que se manifestam em sala de aula, o que por muitas vezes inferiorizam a cultura africana e os afrodescendentes. Como metodologia realizamos levantamento bibliográfico, grupo de estudo sobre Educação Quilombola e Educação do Campo em parceria com o laboratório de Estudos Agrários e Territoriais, elaboração de resenha e fichamento, participação na Aula de campo de Geografia Agrária com visitas a comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos e comunidades camponesas, rodas de conversa, mesa redonda. Podemos concluir que houve melhor interação com o movimento negro através do debate sobre educação escolar quilombola, contribuindo assim para o processo de formação docente no curso de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Moraes de Almeida, V., & Silva Barbosa, M. E. (2017). ESTUDOS GEOGRÁFICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4392. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29416

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação