EXPERIÊNCIAS DIGITAIS: USO DO MEIO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AOS ESTUDANTE DOS CURSOS DE DESIGN E DE ARQUITETURA E URBANISMO.
Resumo
O trabalho aqui mostrado trata de experiências relacionadas ao laboratório de graduação Atelier Digital e suas atividades para evitar a evasão do corpo discente dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo. Com esse intuito, o Atelier Digital busca por meio de ações ligadas a processos digitais melhorar a experiência do aluno no ambiente universitário. Para isso, o espaço, serve como ferramenta de apoio às aulas e à promoção de ações, tais como minicursos, palestras, workshops e grupos de estudo que buscam tornar mais proveitosa a permanência do aluno na faculdade. Além disso, complementa assuntos que são tratados em sala de aula. Durante a semana inicial do semestre o espaço recebeu três oficinas, focadas em softwares que são utilizados tanto no ensino como na prática profissional, nesse primeiro momento conseguimos atingir 30% dos alunos de design, além de alunos de outros cursos. O objetivo é conseguir alcançar os 55% dos alunos, os engajando nas ações ofertadas pelo laboratório. Esses tipos de atividades são realizadas durante todo o ano, sempre buscando trazer mediadores, que muitas vezes são os próprios alunos que acabam tendo contato com sua primeira experiência de docência, e envolver os demais alunos nesse contexto de experiências por meio de processos digitais. Neste âmbito, entende-se a importância dessas atividades, que serve de reforço para os alunos, possibilitando que ele tenha mais facilidade em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Chaves Torres, D. H., Araujo de Sousa, I., Cordeiro, A. S., Xavier de Lima, M. M., & Xavier de Lima, M. M. (2017). EXPERIÊNCIAS DIGITAIS: USO DO MEIO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AOS ESTUDANTE DOS CURSOS DE DESIGN E DE ARQUITETURA E URBANISMO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4393. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29417
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.