FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE SERÃO ÚTEIS PARA ALUNOS DE ENGENHARIA RECÉM-INGRESSOS E QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS
Resumo
O projeto tem como público alvo os alunos ingressantes de engenharia dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental, e seu objetivo é fornecer ferramentas computacionais que ajudem esses alunos no seu período de entrada na faculdade, visto que tais ferramentas são algo cada vez mais comum no cotidiano de todos os profissionais. As ferramentas escolhidas para serem repassadas aos alunos foram Excel, pois este será útil em qualquer que seja o ramo que deseja trabalhar e SolidWorks, que é usado no dia-a-dia da maioria dos engenheiros. O acompanhamento ao alubo também se dá através de um questionário respondido online. Uma das justificativas é que os alunos recorrentemente reclamam que eles só têm contato com o curso profissionalizante muito tarde, que as disciplinas vistas nos primeiros anos de engenharia são distantes do curso, então este programa visa aproximar os alunos da engenharia em si, aplicando ferramentas computacionais nas suas rotinas. Outra justificativa, é que estas ferramentas, que serão abordadas no presente projeto, nunca são vistas explicitamente no decorrer das disciplinas do curso de engenharia, e elas são muito importantes para a atuação do engenheiro. Objetivos: • Reduzir a evasão dos alunos de engenharia; • Colocar os alunos em contato com a prática; • Contribuir para uma melhor ambientação dos alunos de engenharia com os semestres do básico; • Melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem das disciplinas do básico e do profissionalizante. • Saber, através de questionário, qual o beneficio sentido pelos alunos com a aplicação do projeto em relação a motivação pelo cursoDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Andrade Cintra, J. P., Lins, D. R., & Freitas de Andrade, C. (2017). FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE SERÃO ÚTEIS PARA ALUNOS DE ENGENHARIA RECÉM-INGRESSOS E QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4395. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29419
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.