LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS PARA GRADUANDOS EM LETRAS: ESCRIBA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Resumo
O Escriba nasceu com o propósito geral de aprimorar a leitura e a produção de textos acadêmicos nos semestres iniciais do curso de Letras. Por meio de um grupo de estudos com reuniões semanais, o projeto aborda os gêneros orais e escritos mais solicitados no primeiro ano da graduação, além de contar com atendimentos individuais para a solução de dúvidas. Deste modo, o presente trabalho visa a oferecer um panorama das experiências e dos efeitos resultantes da articulação entre professor proponente, monitor e participantes do projeto. Como recorte metodológico, tomamos por base as atividades promovidas em 2017, terceiro ano de atuação do Escriba, cuja expressiva adesão em muito superou as expectativas dos organizadores – um aumento de 100% em público, quando comparado a 2016. Para montagem do corpus de pesquisa, reunimos uma amostra de cinquenta (50) depoimentos de participantes regulares do projeto no período supracitado, enviados via formulário eletrônico; os alunos puderam discorrer sobre o papel do Escriba em relação aos objetivos básicos de sua formulação: 1) suporte nas demandas acadêmicas; 2) incentivo à produção científica; 3) ambientação dos estudantes recém-ingressos. A análise parcial dos dados revelou que os participantes do projeto, ao longo das atividades, diminuíram progressivamente o desconforto e a insegurança quando na produção dos textos acadêmicos solicitados pelos professores – os encontros semanais e os atendimentos personalizados, além de oferecerem instrumental teórico, serviram de ponte para a adaptação dos alunos frente às exigências da universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Filho, A. P. das N., & Mendes, M. das D. N. (2017). LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS PARA GRADUANDOS EM LETRAS: ESCRIBA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4404. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29428
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.