MENTORES DE DOCÊNCIA: REGISTRO PARA A MEMÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o registro do espaço Mentores de Docência como importante ferramenta de memória para docentes e para a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento Mentores de Docência é um espaço para homenagear os docentes que marcaram positivamente a vida de professores da UFC. Na ocasião, os mentores compartilham suas trajetórias na vida docente, inspirando práticas pedagógicas comprometidas e transformadoras. O espaço é organizado pelo CASa - Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa, programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) para promover e aperfeiçoar o desenvolvimento e a formação docente dos professores em estágio probatório.Tal espaço permite a interação dos docentes, discentes, ex-discentes e familiares. O registro em vídeo do momento é de fundamental importância para a memória da Universidade. Além disso, o registro pode ser acessado para quem não pôde estar presente. O método realizado para a execução desta atividade se baseia na captação, edição e publicação, bem como a sua disponibilização ao público via vídeos na internet (canal youtube.com/CASaUFC). No primeiro semestre de 2017, o evento foi realizado duas vezes. O primeiro Mentores de Docência do ano foi realizado no dia 19 de maio e homenageou as professoras Glauce Barros Viana e Gerly Castro de Brito, ambas da Faculdade de Medicina. Em junho, o evento homenageoua professoraNágila Maria Ricardo, docente do departamento de Química. O Mentores de Docência possui 14 edições com registo em vídeo e estão disponíveis no canal do CASa no YouTube. Por fim, ressalto a importância do momento de homenagem e seu registro ao docente que se destaca e dedica-se a educação pública superior. Essa é uma forma de demostrar a importância do professor no âmbito da Universidade Federal do Ceará.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, T. B., & Ferreira de Lima, A. (2017). MENTORES DE DOCÊNCIA: REGISTRO PARA A MEMÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4409. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29433
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.