MONITORIA DE QUÍMICA GERAL PARA OS ALUNOS INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Resumo
O índice de reprovação para os alunos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) nas disciplinas de Cálculo, Física e Química geral é bastante alto. Este centro abriga os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Agronomia, Zootecnia, Economia Ecológica e Gestão de Políticas Públicas. Salvo Gestão de Políticas Públicas, todos os outros cursos possuem as disciplinas citadas ou com grades curriculares similares. A ideia do projeto “Melhoria da evasão e reprovação nas disciplinas de Matemática, Física e Química Geral dos alunos do Centro de Ciências Agrárias” é justamente ajudar aos alunos ingressantes com dificuldades encontradas em sala de aula, através de uma abordagem diferente. Durante o semestre 2017.1, a monitoria de Química realizou, como meio de melhorar a aprendizagem dos alunos, guias de estudos que contêm um resumo dos assuntos abordados em sala de aula. Estes guias de estudos foram baseados nos planos de ensino da disciplina de Química Geral ofertada por estes cursos do CCA. O resultado deste projeto, apesar de não ideal, foi positivo, fazendo com que a média dos alunos de Engenharia de Alimentos que participaram das aulas de monitoria em relação com a média da turma fosse mais alta, sendo a média destes 7,3 contra 6,3 da turma. No geral, os resultados foram bons, no entanto, apenas 17% dos alunos compareciam às aulas e muitos dos alunos que compareciam não tinham uma regularidade de presença. A maior dificuldade do projeto é manter os alunos motivados a irem pedir ajuda na monitoria da(s) disciplina(s) que eles têm dificuldades. O que se espera é que, com estes resultados, os alunos do semestre 2017.2 possam se sentir incentivados para comparecerem às aulas de monitoria e que, com isso, possam ter um melhor rendimento nas disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, P. A. da S., Rios de Sousa, N., Lima de Almeida, E. B., & Monteiro de Paula, R. C. (2017). MONITORIA DE QUÍMICA GERAL PARA OS ALUNOS INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4415. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29439
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.