MONITORIAS DE MATEMÁTICA PARA INCENTIVO A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Resumo
Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de atividades que levassem a diminuição da evasão dos cursos do Centro de Ciências Agrárias, devido ao elevado índice de reprovação nas disciplinas de Cálculo Fundamental e Álgebra Linear. Com isso, foi preparado módulos de estudo, nos quais continham uma breve explicação do conteúdo, seguido de exercícios resolvidos e posteriormente questões para o aluno exercitar o conhecimento adquirido. No atendimento aos alunos atividades e resolução das questões das listas de exercícios que os professores passaram em sala de aula também foram realizadas. Logo no começo do semestre 2017.1, foi aplicado um teste de nível de matemática, que abordava conceitos básicos da matemática do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, para medir o nível de conhecimento dos alunos, para que futuramente houvesse um melhor atendimento a eles. No fim do semestre, foram levantados dados comparando o desempenho dos alunos que participaram das aulas de monitoria assiduamente, com o desempenho do restante da turma. Três turmas fizeram parte dessa avaliação, na disciplina de Álgebra Linear obteve-se um aumento de 36,46% na média das notas dos alunos que foram às monitorias, comparadas com a média das notas dos alunos que não foram às monitorias. Na disciplina de Cálculo Fundamental, esse aumento foi de 5,45%. Já a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral obteve-se um acréscimo de 59,4%. Apesar de o resultado poder ser considerado satisfatório, observou-se que poucos alunos freqüentaram assiduamente as aulas de monitoria: apenas 16% da turma de Álgebra foram às monitorias; 24,4% da turma de Cálculo Fundamental; 5,26% da turma de Cálculo Diferencial e Integral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima de Almeida, E. B., Rios de Sousa, N., Pereira, P. A. da S., & Monteiro de Paula, R. C. (2017). MONITORIAS DE MATEMÁTICA PARA INCENTIVO A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4418. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29442
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.