MONITORIAS DE MATEMÁTICA PARA INCENTIVO A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

Autores

  • Eduarda Bezerra Lima de Almeida
  • Natália Rios de Sousa
  • Pablo Anderson da Silva Pereira
  • Regina Celia Monteiro de Paula

Resumo

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de atividades que levassem a diminuição da evasão dos cursos do Centro de Ciências Agrárias, devido ao elevado índice de reprovação nas disciplinas de Cálculo Fundamental e Álgebra Linear. Com isso, foi preparado módulos de estudo, nos quais continham uma breve explicação do conteúdo, seguido de exercícios resolvidos e posteriormente questões para o aluno exercitar o conhecimento adquirido. No atendimento aos alunos atividades e resolução das questões das listas de exercícios que os professores passaram em sala de aula também foram realizadas. Logo no começo do semestre 2017.1, foi aplicado um teste de nível de matemática, que abordava conceitos básicos da matemática do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, para medir o nível de conhecimento dos alunos, para que futuramente houvesse um melhor atendimento a eles. No fim do semestre, foram levantados dados comparando o desempenho dos alunos que participaram das aulas de monitoria assiduamente, com o desempenho do restante da turma. Três turmas fizeram parte dessa avaliação, na disciplina de Álgebra Linear obteve-se um aumento de 36,46% na média das notas dos alunos que foram às monitorias, comparadas com a média das notas dos alunos que não foram às monitorias. Na disciplina de Cálculo Fundamental, esse aumento foi de 5,45%. Já a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral obteve-se um acréscimo de 59,4%. Apesar de o resultado poder ser considerado satisfatório, observou-se que poucos alunos freqüentaram assiduamente as aulas de monitoria: apenas 16% da turma de Álgebra foram às monitorias; 24,4% da turma de Cálculo Fundamental; 5,26% da turma de Cálculo Diferencial e Integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima de Almeida, E. B., Rios de Sousa, N., Pereira, P. A. da S., & Monteiro de Paula, R. C. (2017). MONITORIAS DE MATEMÁTICA PARA INCENTIVO A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4418. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29442

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação