NEEF E A AMBIENTAÇÃO DOS RECÉM-INGRESSOS PARA COMBATER A EVASÃO NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA
Resumo
Diversos alunos ingressantes nos cursos de Agronomia e Zootecnia, muitas vezes, não possuem aptidão ou conhecimento prático exigido por essas profissões, devido às disciplinas especificas do curso serem ofertadas nos períodos subsequentes. Desta forma, o Projeto NEEF recém-ingresso busca inserir alunos novatos dos cursos de Agronomia e Zootecnia em atividades práticas que ocorrem no Núcleo de Ensinos e Estudos em Forragicultura (NEEF), com o intuito de abreviar o contato com a futura realidade profissional, levando à redução na evasão nos semestres inicias. A partir do evento de acolhimento organizado pelos Centros Acadêmicos (CA) dos respectivos cursos, o bolsista organizou uma apresentação teórica sobre o NEEF abordando, principalmente, o histórico, funcionamento geral e estruturas básicas do setor. Posteriormente, os alunos foram convidados a visitarem as dependências do setor, presenciando na prática o que foi apresentado na teoria anteriormente. Após a visita, os calouros foram convidados a se engajarem como voluntários no NEEF, onde realizariam atividades práticas ligadas aos respectivos cursos, como: manejo da adubação e da irrigação em agroecossistemas, manejo da desfolhação em pastos e capineiras, conservação de forragens, manejo alimentar, manejo sanitário e manejo reprodutivo dos rebanhos, sempre sob a supervisão de alunos veteranos participantes do NEEF. No semestre letivo 2017.1, 17 alunos se voluntariaram a participar do NEEF, sendo 12 do curso de Zootecnia e 5 do curso de Agronomia. Desses, 4 alunos de Zootecnia e 1 de Agronomia chegaram ao final do primeiro semestre do curso engajados no NEEF. As experiências vivenciadas no NEEF com o auxílio do projeto colaborou na capacidade de decisão dos alunos, a permanecerem no processo de construção de experiência e vivencia prática fundamental no decorrer da vida acadêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira de Almeida, B., Oliveira, M. M., Uchôa Lima, R. C., Moreira, J. B. da S., Neto, C. F. dos S., & Duarte Candido, M. J. (2017). NEEF E A AMBIENTAÇÃO DOS RECÉM-INGRESSOS PARA COMBATER A EVASÃO NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4420. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29444
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.