O COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO
Resumo
O controle da evasão nos cursos da UFC (Universidade Federal do Ceará), ainda é uma preocupação e um desafio muito forte para a instituição, tendo em vista os objetivos de cada estudante e a diversidade de cada curso que a ela pertencem. Voltando-se ao curso de Letras, o qual possui uma das maiores taxas de evasão da UFC, a realidade não é diferente. Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência sobre nossa atuação como monitores de um projeto de apoio à graduação, denominado “Projeto Tâmis da Ciência”, que está vinculado ao Programa de Extensão GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola/CNPq), coordenado pelo professor Cícero Miranda (DLE/UFC). Neste relato, traremos nossa vivência desta monitoria em uma das ações de combate à evasão no curso de Letras Espanhol noturno, no caso, a realização de palestras de informação dos alunos sobre o curso e de recepção de calouros. A ação aconteceu com os grupos ingressantes no semestre 2017.1 e ocorreu por meio de um questionário que tinha como objetivo traçar um perfil desses alunos, para que pudéssemos desenvolver atividades de informação voltadas para as necessidades apontadas pelos alunos. Com base na análise dos dados do questionário, pôde-se perceber, entre outras questões, que 80% dos entrevistados escolheram o curso por outras questões que não se relacionam com a carreira do magistério (principal objetivo de formação do curso). Com base nessa experiência, refletimos que uma das possibilidades de controle da evasão é a informação, que ajuda ao aluno entender as múltiplas possibilidades de atuação profissional do seu curso e, assim, estimula-o a seguir sua formação. Através desse relato, assim, pretendemos, ainda, ponderar sobre as contribuições das ações realizadas na monitoria e no projeto Tâmis da Ciência em nossa formação como profissionais da área de Letras, mais especificamente de licenciatura em Língua Espanhola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vieira Gomes, A. D., Campos Ferreira, J. S., & Araujo de Miranda, C. A. (2017). O COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4421. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29445
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.