O PROGRAMA DE APOIO AO INTERCABISTA (PAI) EM NÚMEROS.
Resumo
O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) é pertencente à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem o objetivo de ajudar e guiar estudantes de mobilidade acadêmica internacional na UFC nos seus primeiros momentos em Fortaleza, fornecendo apoio e incentivando trocas de experiências entre acadêmicos estrangeiros e os da UFC. O presente estudo tem o objetivo geral de analisar o histórico do programa e, a partir disso, criar inferências estatísticas sobre o desenvolvimento do PAI utilizando como base histórica o período de atividade do programa (2011 – 2017). Foram feitas análises acerca da quantidade de voluntários, do número de apadrinhados, do ranking de países mais frequentes na mobilidade acadêmica da UFC, constando assim o número de 525 padrinhos e 621 intercambistas apadrinhados, destacam-se os estudantes estrangeiros provenientes da Alemanha, França, Espanha e Portugal. Dentre os padrinhos, são 510 da graduação e 14 do mestrado e 1 do doutorado, envolvendo 62 cursos. Foram 285 padrinhos do Campus Benfica, 209 do Campus do Pici e 31 do Campus Porangabuçu. E para finalizar, entre os intercambistas, percebe-se que 215 vieram da Alemanha, 150 da Espanha, 149 da França e 25 de Portugal. A presente pesquisa é de abordagem quantitativa. Quanto aos fins, esta pesquisa é exploratória, descritiva. Já quanto aos meios, ela é documental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carvalho Cavalcante, M. A., & Maria dos Santos, S. (2017). O PROGRAMA DE APOIO AO INTERCABISTA (PAI) EM NÚMEROS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4430. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29454
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.