O VÍNCULO VIRTUAL ENTRE O CASA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ygor Gabriel Oliveira de Araujo
  • Soraya Madeira da Silva

Resumo

O vínculo virtual entre o CASa e a formação docente O seguinte trabalho consiste em analisar como é estabelecida a relação do projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) com a formação de docentes, no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do contato virtual sustentado pelos portais virtuais do projeto (relacionado tanto ao site, pela divulgação de eventos e atividades diversas, quanto ao blog, onde é divulgado os trabalhos de docentes). O programa foi fundado em 2009 pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no contexto da expansão e interiorização da educação superior, com intuito de propor um espaço onde docentes possam divulgar e trocar experiências para uma melhor formação, porém, para a divulgação dessas atividades, tornou-se necessário um meio de maior abrangência que atingisse o máximo público possível do corpo docente em estágio probatório, foi observado então que o meio virtual era o melhor método para atingir esse objetivo, e foi através: do site para informação e inscrição dos eventos de interesse dos professores que pudesse ampliar seus conhecimentos em determinadas áreas, o uso do e-mail institucional do programa para reforçar e ampliar a divulgação desses encontros e o uso do blog para divulgação dos trabalhos individuais, ou até mesmo cooperativos, dos professores, como artigos e relatos diversos de experiências. Através dos portais que são divulgados eventos como Encontros Agendados, organizados pela equipe de gestão do CASa; Ambiências Temáticas, comunidades criadas e gerenciadas pelos docentes, visando à construção de aprendizagens compartilhadas; Cursos de Média e Longa Duração; e Colaborações Virtuais, referente aos trabalhos dos docentes divulgados pelo blog. Logo, esta análise exemplifica como é necessária a constante manutenção e a crescente melhoria desses meios comunicativos, além do auxílio na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Oliveira de Araujo, Y. G., & Madeira da Silva, S. (2017). O VÍNCULO VIRTUAL ENTRE O CASA E A FORMAÇÃO DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4436. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29460

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação